Aplicativo para ecommerce dá certo?

Aplicativo para ecommerce dá certo

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Ecommerce é muito mais do que ter um site próprio e vender nele produtos/serviços. Isso porque essa modalidade de negócio engloba todos os canais onde há a possibilidade de vender de forma online. Um desses canais é o aplicativo e neste artigo você entenderá o motivo pelo qual muitas empresas estão investindo nisso. Será que é moda ou realmente vale a pena? Confira!

Site x Aplicativo

Após realizada uma compra no site, nós, profissionais de ecommerce, conseguimos seguir interagindo com o cliente, caso ele nos dê a autorização, com ações de email marketing. Se ele não der a autorização, você só conseguirá impactá-lo usando mídia paga ( Google Ads e Facebook Ads).

Para ter bons resultados nas ações de marketing no pós venda via site, é preciso criar réguas de relacionamento, que nada mais é que uma estratégia de envio de email marketing de acordo com a etapa que a pessoa se encontra no funil de vendas. Mas mesmo com uma boa régua de relacionamento, é possível que você perca a atenção da maioria das pessoas, apenas por ter mudado de canal (site para email).

Com o aplicativo, claro que com a autorização do usuário, você consegue ter um canal de comunicação mais direto e mais personalizado. Nele há a possibilidade de usar o recurso Push Notification de forma bem menos invasiva que no site.

Você também pode consumir esse conteúdo em formato de vídeo no nosso canal do Youtube, “Aplicativo para ecommerce dá certo?”, para assistir é só apertar o play abaixo. 

COLOCAR LINK

Mas o que é o Push Notification?

São alertas que aparecem na tela do dispositivo (celular, tablet e desktop) com informações que as empresas acham relevantes para o consumidor. Uma forma bem interessante de usar esse recurso é mostrando ofertas de produtos que a pessoa pesquisou recentemente, para que ela volte até o canal e realize finalmente a conversão. 

Além disso, o Push Notification pode ser usado para mandar o status da compra para o cliente. Por exemplo, mandando um alerta falando se o produto comprado já saiu para entrega.

Dynamic Link no aplicativo

Assim como no site, que podemos jogar o link para o usuário acessar nosso site no produto que ele quer, também é possível fazer isso no aplicativo, por meio do Dynamic Link.

Quando um usuário abre um Dynamic Link no IOS ou no Android, ele é levado diretamente para o conteúdo do link no aplicativo nativo. Assim, usando esse recurso, conseguimos mandar as pessoas nas nossas ações de marketing diretamente para o canal de venda, que no caso é o aplicativo, onde as pessoas estão logadas o tempo todo, o que facilita o processo de conversão.

CAC e LTV: métricas super importantes para o app

O CAC é o custo de aquisição do consumidor, ou seja, quanto gastamos com ações de marketing para conseguir conquistar cada cliente.

Por exemplo, a empresa investe R$ 1.000,00 em anúncios e consegue que 500 pessoas comprem seus produtos, por meio dessa ação. Nesse caso, o custo de aquisição foi de R$ 2,00 ou seja a cada R$ 2,00 que foram gastos, a empresa conseguiu trazer um novo consumidor para ela.

Agora, que você já sabe olhar o CAC e entende o quanto é gasto para trazer um novo cliente para a base, vai precisar traçar estratégias para mantê-lo.

E aí entra mais uma métrica que é o Lifetime Value ou Ciclo de Vida. Ela mostra o quanto em média os clientes investem nos produtos ou serviços da empresa durante o tempo que estão se relacionando com ela.

Ambas as métricas podem ser analisadas nas ações do site. Mas no aplicativo conseguimos ter informações mais detalhadas e também é possível trabalhar melhor a interação com o cliente.

DAU X MAU X WAU

Essas métricas mostram a quantidade de usuários ativos. O Dau ou Daily active users corresponde a quantidade de usuários ativos por dia, enquanto o Mau (monthly active users) mostra o número mensal. Por fim, o WAU ou Weekly active users mostra usuários ativos na semana.

Com esses dados, você consegue entender o quão engajado as pessoas estão com o aplicativo. Isso é fundamental para a venda, pois quanto mais ativo estiverem, maiores as chances de engajarem nas ações que fizer e converter.

Aplicativo dá realmente certo?

Temos um episódio do nosso podcast Bate Papo Sobre Ecommerce que mostra o quão relevante o aplicativo pode ser para um ecommerce. Ouça agora o episódio Shoptime!

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