Banner em carrossel funciona no ecommerce?

Banner em carrossel funciona?

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Se você tem o costume de visitar sites de lojas virtuais deve estar super acostumado a ver em destaque banners em carrossel com diferentes fotos dos produtos. Mas será que isso realmente fez a diferença na hora de comprar ou só serviu para você ir pulando de um para o outro. Neste artigo, você vai ver se esse tipo de estratégia de usar banner em carrossel em ecommerce funciona ou não. 

Esse conteúdo também está disponível no nosso canal do Youtube na série Digital Mythbusters, “Banner em carrossel funciona no ecommerce?”, você pode assistir apertando o play abaixo. 

Banner em carrossel funciona no ecommerce?

MITO! Separamos três motivos que explicam porque banner em carrossel não traz resultados de venda.

O primeiro é que em muitos casos as empresas não medem as ações no banner da maneira correta, para saber se trouxe resultados positivos você vai precisar medir o clique do banner x que gerou a venda do produto ofertado nele. Portanto, para saber se o banner está se convertendo em vendas é necessário um entendimento mais avançado na parte de métricas relacionadas ao ecommerce.

O segundo motivo é que apenas 1% das pessoas que veem o carrossel clicam nele, ou seja, se chegarem 100 pessoas na home do seu site, somente uma pessoa vai clicar nele. Sendo assim, o banner é irrelevante para a maioria das pessoas do seu tráfego, o que faz do banner uma loteria, quando se trata de trazer resultados de vendas para a empresa.

Paradoxo da escolha: o que é e como atrapalha

Por fim, o terceiro motivo tem como base um estudo da Nielsen Norman Group comprovou que, quando as pessoas se deparam com muitas opções, elas não conseguem se decidir e é exatamente aí que entra o banner em carrossel. Ou seja, ele coloca tanta opção que as pessoas acabam tendo a tendência de ir passando até acabar, perdendo tempo em uma ação não rentável para a empresa.

Seguindo essa linha de raciocínio, dentro da psicologia, isso é chamado de Paradoxo da escolha. É quando temos muitas opções disponíveis e não conseguimos nos decidir, acabando ficando frustrado. Sendo assim, devemos tomar muito cuidado na hora de fazer nossas ofertas, pois devemos ser a solução para o cliente e não mais um problema.

Por que as empresas usam banner em carrossel?

Há dois motivos, o primeiro é o mídia kit. Ou seja, a empresa vende aquele espaço (banner) ali na home para os parceiros colocarem os produtos em exposição e darem destaque para as marcas. Tudo isso com o objetivo de fortalecer o branding.

E o segundo motivo é que não medem, só colocam o banner para seguir o que todo mundo. Isso é feito com base em muitos achismos e zero dados. Portanto, ele é visto como uma oportunidade de ganhar dinheiro com outras empresas ou apenas como um efeito manada de seguir o mercado.

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