Como é a rotina do Analista de Ecommerce?

COMO É A ROTINA DO ANALISTA DE ECOMMERCE

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Agitada e multidisciplinar. Essas duas palavras definem muito bem a rotina do analista de ecommerce. Esse profissional precisa conciliar diferentes tarefas de todas as áreas da operação do ecommerce dentro do seu horário de trabalho.

O fato de ter uma carga horária a ser cumprida não significa dizer que o analista vá trabalhar só aquele momento, pois o ecommerce é um negócio que funciona 24 horas e sete dias por semana.

Rotina do Analista se divide em: investigador e estrategista

O Analista precisa se dividir em dois papéis principais: investigador e estrategista. Quando está atuando como investigador, ele deve ser capaz de olhar a fundo os números apresentados, interpretá-los e transformá-los em informações.

Isso vai ser fundamental para a hora que ele assumir o papel de estrategista, pois as informações de sua investigação vão servir de base para a tomada de decisões futuras.

Características fundamentais para um Analista de Ecommerce

1- Saber fazer comparações

Um análise só é bem feita, quando cruzamos dados de forma coerente, ou seja, é preciso comparar dados de períodos similares. Por exemplo, se você é um ecommerce de moda compare abertura de coleção com abertura de outra coleção, fechamento de coleção com fechamento de coleção. 

2- Não deve fazer apenas análises reativas

O Analista deve analisar todas as ações do ecommerce, tanto as que deram errado, quanto as que deram certo. Esse profissional precisa analisar e documentar também as ações que deram certo para poder ter um guia na hora de entender o motivo de ter dado errado.

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “Qual é a rotina do Analista de Ecommerce?” ou apertar o play abaixo.

Dicas para futuros Analistas de Ecommerce

1- Deixe bem alinhado as metas com o KPI

O Analista precisa saber os objetivos do ecommerce para ter um ponto de partida na hora de analisar os números que captou. Lembrando sempre que ferramentas apenas produzem dados, é o profissional que vai transformar aqueles números em decisões.

2- Analise o ecommerce por óticas diferentes

É como já falamos aqui no artigo O que faz um Analista de Ecommerce? , o Analista de Ecommerce é um profissional 360º, ou seja, deve estar por dentro e analisar todos os setores da operação. É preciso olhar para os números levando em consideração a importância de cada uma das etapas. Os 5 pontos que devem ser analisados são: marketing digital,  produto, tecnologia(site), logística e atendimento.

3- Menos mimimi, mais planejamento

O Analista não pode apenas solucionar problemas do dia a dia. É preciso ter um tempo para investigar o que está acontecendo para conseguir propor novos caminhos. Isso só é possível criando um planejamento.

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