Dufry: uma marca além de fronteiras

Bate Papo Sobre Ecommerce episódio Dufry

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Você conhece a Dufry? Sabia que ela é a maior varejista do segmento viagem no mundo? Neste artigo, você vai conhecer os bastidores dessa empresa e verá os desafios que a marca enfrenta para vender seus produtos no mundo do ecommerce.

Ouça o nosso podcast! Não esqueça de nos seguir na sua plataforma favorita!

Esse episódio conta com o patrocínio da Caffeine Army e da Reserva Ink.

Conhecendo a Dufry

É uma empresa global fundada em 1865, tem sede na cidade de Basiléia na Suíça e está presente em mais de 60 países. Ela é líder em varejo no segmento de viagem e possui aproximadamente 2.200 lojas em aeroportos, navios de cruzeiros, portos e pontos turísticos.

No Brasil, o escritório principal da marca fica no Rio de Janeiro e há dois tipos de negócio, a Duty Free e a Duty Paid. O primeiro é composto por lojas no embarque e desembarque na parte internacional dos aeroportos, onde é possível comprar produtos com a isenção de alguns impostos. Geralmente, se paga em dólar e só pode comprar nela as pessoas que estão em trânsito internacional.

Já o segundo, é composto por duas marcas: Dufry Shopping e Hudson. A Dufry Shopping é uma emulação da experiência do Duty Free para o passageiro do voo doméstico, onde é possível encontrar um sortimento de produtos e marcas muito parecidos no Duty Free, mas sem a isenção de impostos. Tem tanto no Air side, espaço após passar pelo raio-x do aeroporto, quanto no Land side, lojas que ficam no saguão do aeroporto.

O Hudson é um negócio de conveniência com lojas menores, pequenos quiosques, onde podemos encontrar itens de primeira necessidade, como água, salgadinho, revistas, entre outros. Assim, a marca expandiu as suas fronteiras saindo do internacional indo para o nacional.

O que aprendemos no podcast

1- Peculiares do ecommerce da Dufry

Por conta de questões fiscais, não é possível que o cliente compre diretamente online, mas ele consegue adiantar o processo de compra reservando o produto no ecommerce. 

Além disso, há limites ligados às leis locais para onde a pessoa está indo. Por exemplo, tem países onde é proibido entrar com bebidas alcóolicas e para não passar por nenhum tipo de constrangimento é feito uma comunicação, pelos vendedores da loja física ou no próprio ecommerce da marca. 

Há outras limitações também, como um valor máximo que pode ser gasto pelas pessoas. São tantos detalhes que é preciso pensar muito bem na hora de escolher a plataforma do ecommerce, pois esse tipo de varejo tem um alto nível de complexidade. 

No episódio o nosso convidado conta qual plataforma a Dufry usa e como fazem a integração da loja física com o ecommerce.

2- Planejamento de mídia

Quando se trata desse assunto, o convidado destaca a SEGMENTAÇÃO como o ponto chave para conseguir ter sucesso na comunicação. Cada ação de marketing é feita com o objetivo de melhor forma de atender as pessoas de acordo com o nível de consciência que ela está a respeito da marca e de suas necessidades. Assim, a marca cria estratégias orgânicas e pagas exclusivas para cada etapa (topo, meio e fundo).

Dá o play e veja qual tipo de conteúdo a marca oferece em cada uma das etapas dos níveis de consciência!

3- WhatsApp como canal de venda

Por conta de questões fiscais, não é possível fazer todo o processo de venda dos produtos da marca de forma online. Sendo assim, o WhatsApp funciona como mais um canal, onde as pessoas podem fazer a reserva dos produtos para receberem em casa e pagarem com um esquema bem parecido com os deliverys de restaurantes.

Além disso, o podcast falou sobre:

–  Chatbots

– CRM 

– Dicas para trabalhar com ecommerce

Já conhecia a Dufry ? Qual insight você tirou desse episódio? Coloque nos comentários!

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