Você já deve ter ouvido falar da Reserva e pode até ter comprado alguns ou vários produtos nessa loja. Mas queremos saber se já ouviu falar também da Oficina Reserva? Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Reserva e também como funciona o projeto dentro da marca chamado Oficina Reserva.
Ouça o nosso podcast! Não esqueça de nos seguir na sua plataforma favorita!
Conhecendo a Reserva
É uma marca bem recente, teve seu começo em 2004 e foi criada por dois amigos de infância, Rony Meisler e Fernando Sigal. Eles notaram na academia que os homens usavam o mesmo estilo de bermuda durante as atividades e enxergaram ali uma oportunidade. Então, Rony e Fernando resolveram criar sua própria marca de bermuda com o slogan “Be yourself but not always the same”. Foi um grande sucesso, conseguiram vender toda a produção entre os amigos. Surgia aí, a Reserva, nome dado em homenagem à praia preferida deles.
Hoje, a marca tem 65 lojas próprias nas principais capitais do país, 8 franquias e está presente em 1.400 multimarcas pelo país. Além disso, não atende mais somente o público masculino adulto, mas também o feminino e o infantil com roupas, calçados e acessórios.
Conhecendo a Oficina Reserva
Surgiu em 2017, totalmente focada na confecção de camisas masculinas sob medida feitas por meio de um software, uma fusão perfeita entre a qualidade da alfaiataria tradicional e a precisão do algoritmo tecnológico. A ideia é oferecer peças com preços acessíveis e entregues rapidamente. Somente no seu primeiro ano de existência, conseguiu reunir as dimensões corporais de mais ou menos 3.000 homens. Hoje, a marca tem dados de mais de 10.000 homens.
Assim, a Oficina Reserva conseguiu formar uma base de dados riquíssima que sana a principal dor dos ecommerces de moda que é a tabela de medidas. Esses dados ajudam a empresa a conseguir captar mais pessoas, pois conseguirá desenvolver de forma mais rápida peças com tamanhos mais diversificados.
O que aprendemos no podcast
Todo o processo da Oficina Reserva é baseado na experiência do usuário. Separamos para você pontos fundamentais sobre UX no episódio.
1- Concepção do produto: O tripé Reserva
O produto é desenhado para o cliente. A marca usa a tecnologia para coletar os dados dos clientes e criar um banco de dados que permite com que eles consigam desenvolver produtos, para atender os mais diferentes estilos.
Além da tecnologia, temos o “Ser Premium” que está ligado à escolha de matérias-primas nobres para cada um dos seus produtos. Para finalizar o tripé, temos a questão de ser funcional, os produtos Reserva precisam ser práticos para facilitar o dia a dia dos seus clientes. Assim, podemos notar que a marca pensa no cliente em cada ponto da sua produção.
2- Processo de devolução do produto
A integração logística e Sac torna o processo de devolução mais rápido e menos cansativo para o cliente. Quanto mais próximos os setores forem um do outro, mais rápido é a tomada de decisão. Os convidados ressaltaram que o que facilita essa integração é o fato de não ter uma hierarquia muito grande. Isso possibilita que quem trabalha na logística possa atender eventualmente uma demanda do Sac e vice-versa. Sendo assim, a marca concentra todo o seu foco nas dores dos seus clientes, mesmo que para isso seja preciso que pessoas de cargos mais altos atendam demandas de setores abaixo.
3- Qualidade, antes de quantidade
Antes de criar um novo produto, a Reserva busca melhorar o que já existe. Os colaboradores analisam modelagem, tecidos, para ver se há algum ponto que pode tornar a experiência do cliente ainda melhor. Assim sendo, a marca, antes de expandir suas frentes, vai sempre tornar o que já existe melhor, pois para a empresa, quem tem muita coisa, pode perder o foco e não ter nada de muito encantador.
4- Integração off e on
Os canais de venda devem estar muito bem integrados. Isso envolve não só a tecnologia, mas também os colaboradores. Eles devem entender que a pessoa, que comprou online e deseja fazer a troca de um produto, pode por meio de um bom atendimento gerar uma venda no offline. Os convidados contam que os vendedores que fazem mais troca, tendem a ser os que mais vendem também. Isso é uma cultura focada e obcecada pelo cliente!
Além disso, o podcast falou sobre:
- Planejamento de mídia.
- Integração do estoque da loja física com o online.
- Como resolvem a questão da insegurança dos clientes com as tabelas de medidas.
- Modalidade de entrega expresa
Você já conhecia a Oficina Reserva? O que acha dessa união tecnologia e moda? Coloque nos comentários!
Quer saber mais sobre UX?
Confira o artigo, “O que é Ux?”!