Google Analytics: O que você precisa saber?

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR O GOOGLE ANALYTICS

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Não sabe usar ou tem muitas dificuldades com o Google Analytics… Dê um basta nesses empecilhos agora mesmo. Depois desse artigo, você vai se sentir mais confortável na hora de usar a ferramenta para mensurar a operação do seu ecommerce ou site. Confira algumas dicas valiosas!

1- O PIOR erro é abrir a ferramenta sem saber exatamente o que deseja.

O Google Analytics tem mais de 40 relatórios e se você não tem um objetivo em mente, acabará se perdendo na infinidade de dados que a ferramenta oferece. Lembre sempre que a ferramenta só dá dados, você que vai encontrar sentido para eles e disso gerar insights para futuras ações.

2- Anote perguntas

Não importa, se você vai usar o bloco de notas do celular, o Google Docs, Word, agenda física, o importante é anotar perguntas que você quer que a ferramenta responda. Esse levantamento vai ser o seu guia na hora de usar o Google Analytics.

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “O que você precisa saber antes de abrir o Analytics” ou apertar o play abaixo.

3- Entenda a ferramenta 

O Google Analytics é dividido em métricas e dimensões. As métricas são números que você pode analisar informações e mensuram algo. Já as dimensões são as informações que você vai conseguir enxergar. Em cada relatório, teremos uma dimensão principal.

Situação hipotética: Você quer saber qual cidade gera mais acesso para o seu site. Qual dos relatórios abaixo iria ter essa informação?

A- Geográfico/local

B- Informações demográficas

C- Pesquisa

Acertou quem disse geográfico/local! Os nomes dos relatórios dizem exatamente o que você vai conseguir encontrar dentro deles.

4-  Ferramentas são meios dos processos

Elas não são fim do seu trabalho, mas o meio dele. Isso significa dizer que elas não vão entregar de mão beijada as respostas para os seus problemas. Para que ela te ajude, você precisa ser capaz de fazer a pergunta certa para obter a melhor resposta. 

Ferramentas oferecem apenas números, somos nós que transformamos os dados em informações para usarmos em nossas tomadas de decisões.

5- Divida o Google Analytics em quatro perguntas

Quem, como, o que e quanto. Essas perguntas são a base dos quatro relatórios do Google Analytics.

A- Público-alvo (quem)

Esse relatório vai mostrar quem são os seus usuários (dados demográficos- gênero, estado civil,etc).

B- Aquisição (como)

Vai mostra como as pessoas chegaram até o seu site. ( Instagram, Email marketing, Google Ads, etc)

C- Comportamento (o que)

Responde à pergunta o que os usuários fizeram no seu site.

D- Conversões (quanto)

Responde perguntas como: Quanto as pessoas compraram com você, quanto foi a receita, quais produtos foram vendidos, entre outros.

Nunca mais se sinta perdido no Google Analytics!!

Para isso é só seguir esse passo a passo:

Primeiro: Pontue suas dúvidas sobre a operação e crie perguntas em cima disso.

Segundo: Abra a ferramenta e tenha em mente as 4 perguntas principais (quem, como, o que e quanto) de cada um dos conjuntos dos relatórios.

O Google Analytics é uma das ferramentas que ensinamos no nosso curso Formação de Analista de Ecommerce.

 Conheça mais sobre o conteúdo do curso no link abaixo!

https://bit.ly/329cYSI

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