Tráfego pago: como usar na sua estratégia

Como usar tráfego pago na sua estratégia de ecommerce

Compartilhar post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe o que é tráfego pago? Sabe como montar uma estratégia de marketing utilizando esse recurso? Quando se trata de tráfego pago você se sente seguro(a) ou perdido(a)? Neste artigo, você vai encontrar dicas do nosso especialista em Web Analytics, Gustavo Esteves, sobre como montar uma estratégia de tráfego pago eficiente. 

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

Tráfego pago é quando a empresa decide investir em anúncios para aumentar o fluxo de visitantes no site de forma qualificada. Quando se trata desse tipo de tráfego, as mídias que são bastante utilizadas são o Facebook Ads e o Google Ads.

Nessas ferramentas, há diferentes formatos de anúncios e segmentações, para ter sucesso na sua campanha, você vai precisar conhecer muito bem sua persona (quem deseja atingir) para saber onde ela está e como se comporta no digital.

Já o tráfego orgânico é composto pelos visitantes que chegaram até o site sem que fosse preciso investir em anúncios. Para conseguir ter um bom tráfego orgânico é preciso ter um conteúdo todo otimizado, ou seja, é preciso aplicar as técnicas de Seo para que o site seja bem visto pelos motores de busca. Mas n

Exemplos de boas práticas: tempo de carregamento de no máximo 3 segundos, arquivos de fotos nomeados e leves, uso de palavras-chaves ao longo do texto, entre outras.

Ambos devem caminhar lado a lado, se for priorizar algum, precisa estar atento(a) ao seguinte ponto: o tráfego orgânico demanda mais tempo para alcançar os objetivos e também é mais limitado em questão de alcance. Sendo assim, é muito difícil crescer fazendo só tráfego orgânico, se deseja ter um boom no seu crescimento vai precisar montar estratégia de tráfego pago.

Por conta disso, recomendamos que se tiver um dinheiro para investir, faça isso, pois o mercado é muito dinâmico e nem sempre há tempo para esperar os resultados do orgânico.

No nosso vídeo do Youtube, “Como usar tráfego pago na sua estratégia de ecommerce“, você pode assistir apertando o play abaixo. 

Ferramentas úteis para o tráfego pago

A primeira citada é a SimilarWeb, ela analisa e mede métricas de tráfego do seu site e dos sites concorrentes. Também mostra os canais que estão sendo usados para fazer o tráfego pago.

Essas informações vão te ajudar a entender o que os seus concorrentes estão fazendo e com essa base você conseguirá ver qual é o melhor caminho para atingir os seus objetivos. Afinal, nada melhor do que ter informações do mercado para conseguir fazer sua Matriz Swot e entender as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças para fazer um bom planejamento do negócio.

Além disso, falou também sobre o Google Keyword Planner. Essa ferramenta do Google Ads mostra o custo médio por clique das palavras-chaves relevantes, que você conseguiu captar pela SimilarWeb, para a empresa onde trabalha.

Divisão do investimento das mídias pagas

Quando for montar a sua estratégia de tráfego pago, separe muito bem o quanto de investimento vai ser feito em cada mídia. Jamais deixe que uma única mídia represente mais de 33% do faturamento do seu negócio.

Uma boa alternativa é usar a estratégia 20,20,20,20 e 20. Para fazer isso, você precisará dividir igualmente o orçamento em 5 canais de mídia.  Assim, ao fazer essa distribuição, você fica menos suscetível aos interesses do mercado, pois é muito improvável que todos os canais mudem de uma única vez.

Funil Avinash Kaushik

Você pode separar a sua estratégia de tráfego pago em três partes usando a metodologia See, Think, Do. No See, você vai colocar quais canais e o que será feito, para fazer as pessoas enxergarem e conhecerem a marca. Assim sendo, a etapa See está mais voltada para branding do que para venda.

Depois que as pessoas conhecerem a marca, entra em cena o think (estágio de consideração). Nessa etapa, você vai precisar criar estratégias de comunicação para que as pessoas saibam o que tem para oferecer e como pode ajudar na vida delas. É aqui que entram os anúncios de remarketing. Assim, elas vão passar a considerar a marca como uma opção de consumo.

Já o último estágio o Do é relacionado diretamente com a venda em si. É nesse momento que você vai usar todos os gatilhos mentais possíveis para fazer as pessoas comprarem com você. Além disso, é nessa etapa que você deve explorar o preço do produto e as formas de pagamento.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro“.

Qual foi o seu maior insight? Coloca nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: