Ecommerce de Supermercado e sua expansão

A EXPANSÃO DO ECOMMERCE DE SUPERMERCADO

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Você se imaginava fazendo compras de mercado online, 2 anos atrás? E hoje? Tem noção do motivo do segmento ecommerce de supermercado terem demorado a ganhar força?  Neste artigo, você vai entender o motivo dos ecommerces de supermercado terem começado a crescer com mais força de 2020 para cá.

Fator Pandemia: combustível para o Ecommerce de Supermercado

Antes de começar a falar sobre 2020 para cá, precisamos citar alguns supermercados que já faziam um bom trabalho no digital, como o Extra, Pão de Açúcar, Super Prix e Zona Sul. Essas marcas faziam parte de um grupo bem seleto de supermercados que já enxergavam o potencial de vender online. Assim, acabaram saindo na frente da concorrência quando veio a pandemia. Portanto, investir em diversificar os canais de venda e não se acomodar na zona de conforto (loja física) fez com que essas empresas ficassem mais tranquilas no “caos da pandemia”.

Com as restrições, outros supermercados começaram a figurar nesse cenário, pois sentiram a necessidade de atender as pessoas de uma outra forma, visto que elas passaram a evitar sair de casa. Isso porque os clientes passaram a se relacionar de maneira diferente com os produtos de mercado.

Devido as limitações da pandemia,  as pessoas, para se sentirem mais seguras, começaram a usar plataformas de compras, como o Ifood,  a Cornershop, a Americanas Mercado e o Rappi. Diante disso, era fundamental que os supermercados se digitalizassem para não ficarem reféns desses sistemas de terceiros.

Todas elas possibilitam comprar e ter uma experiência de supermercado sem sair de casa. Portanto, os consumidores estavam exigindo uma mudança estratégica das empresas para que elas se adequassem à rotina do “novo normal”.

No nosso vídeo do Youtube, ” A Expansão do Ecommerce de Supermercado”, você pode assistir apertando o play abaixo. 

 Mudança de comportamento do consumidor

A maneira com que as pessoas se relacionam com o mercado mudou e os supermercados precisam acompanhar isso. Alguns supermercados, começaram a criar opções nas lojas físicas para os clientes. Uma delas é o caixa de autoatendimento, onde as pessoas podem fazer suas compras sem precisar interagir com operador(a) de caixa. Nesse sistema, os próprios clientes passam seus produtos pela esteira e pagam para um totem. Assim sendo, é preciso que os supermercados acompanhem as mudanças de hábito do consumidor e não se prenderem ao seu Status Quo.

Além disso, há também os supermercados que possuem aplicativos próprios para atender seus clientes de forma mais personalizada, como o Pão de Açúcar e o Zona Sul. O Pão de Açúcar disponibiliza uma entrega de até 3 horas, caso a pessoa esteja próxima a uma loja física. Portanto, é preciso que os mercados estejam sempre buscando novas formas de atender cada vez melhor os clientes para conseguir fidelizar as pessoas.

Por que os grandes players demoraram para entrar no digital?

Supermercados tradicionais, como Prezunic, Guanabara e Big, já poderiam ter seus ecommerces muito antes da pandemia. Mas acabaram ficando na zona de conforto, proporcionada pelo status que eles tinham na mente dos consumidores. Afinal, para que fazer um mercado online, se todo mundo ia até as lojas físicas?

Tudo mudou com a pandemia, a maioria das pessoas passaram a evitar sair de casa e mesmo em atividades que eram permitidas, como a ida ao supermercado, pois se tornaram bem complicadas, por conta da limitação de pessoas que podiam entrar no mercado. Quem ia ao supermercado, acabava perdendo muito tempo em filas, antes mesmo de entrar no estabelecimento. Assim sendo, uma boa parte passou a optar por comprar online e muitos supermercados começaram a notar que as vendas por aplicativos, como Rappi, aumentaram e sentiram a necessidade de criar uma plataforma própria para não ficar pagando as taxas.

Grandes Redes de Supermercados no ecommerce

Estamos vivendo um momento de expansão de grandes redes de supermercado para dentro do digital. Um bom exemplo é o Prezunic que começou a sua operação com uma estratégia de soft opening. Ou seja, ele abriu seu ecommerce apenas para uma região limitada com objetivo de identificar gargalos, falhas e processos que poderiam ser melhorados para depois abrir para o público em geral.

Além disso, podemos citar a Rede Big que criou o seu ecommerce a pouco tempo. Também tivemos o Guanabara, que começou a se mexer para construir seu ecommerce. Cada vez mais vamos ver supermercados, tradicionalmente, físicos, mergulhando mais fundo no digital. Eles estão buscando novas opções para ir até os clientes, seja onde eles estiverem. Assim sendo, a ida dos grandes redes de supermercados para o digital, deve aumentar a concorrência no segmento e para conseguir capturar as pessoas vai ser preciso investir mais ainda em um atendimento diferenciado.

Tivemos um grande player do segmento de ecommerce de supermercado que teve um crescimento de quase 8x no primeiro trimestre de 2021, quando comparado com o de 2020.

Uma dica MERCAAAADO! Isso mesmo Americanas Mercado, batemos um papo com o Marco Zolet, Diretor na Americanas Mercado. Ele contou sobre bastidores da operação da plataforma. Ouça!

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