Ferramentas de marketing pouco úteis

Ferramentas de marketing que todo mundo ama, mas são poucos úteis

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A verdade é que todo profissional de marketing não pode ver uma ferramenta nova que já quer testar. Mas será que todas as ferramentas que saem no mercado são realmente úteis para o nosso trabalho? Será se precisamos saber uma avalanche de ferramentas ou podemos focar em conhecer muito bem algumas ferramentas de marketing?

Neste artigo, vamos falar sobre ferramentas e funcionalidades que muitos profissionais amam, mas que, na prática, trazem pouquíssimos ou nenhum resultado para a operação do ecommerce. Será se você é refém de alguma delas? Descubra!

1- HeatMap / Mapa de calor

É uma funcionalidade disponível em ferramentas de marketing como Webflow, Hotjar, Crazy Egg e Click Tale. Ela serve para ver quais são as áreas mais clicadas ou menos clicadas do seu site. Quanto mais avermelhada, mais cliques recebe. Já quanto mais azulado, menos clique tem.

Essa função é inútil, pois se você tem instalado no seu site o Google Analytics, já consegue fazer esse monitoramento. Você consegue acessar no GA essa informação, por meio de comportamento, eventos (todos ou principais). 

Além disso, o Google Analytics te ajuda não só a monitorar os cliques, mas também possibilita usar essa informação para a  criação de segmentações que serão usadas em anúncios do Google Ads.

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “4 Ferramentas que todo mundo ama, mas são pouco úteis!” ou apertar o play abaixo.

2- Overlay de saída

É quando o usuário faz a ação de desejar sair da página e aparece um pop-up dizendo para ele ficar mais um tempo navegando no site, oferecendo descontos e promoções. Para entender o quão inútil isso é imagina a seguinte situação: você está em uma loja física, depois de dar uma olhada por toda a loja, não encontra nada que deseja comprar. Sendo assim, você decide sair. Quando está saindo, o vendedor te para e grita não vai embora, fica nós temos promoções, não quer dar uma olhadinha?

Nessa situação, você ficaria extremamente desconfortável, não é? É exatamente isso que um overlay de saída causa nas pessoas que estão visitando um site. As chances de alguém decidir ficar no site, depois de ver um overlay de saída, são as mesmas de sabermos o número exato de quantos grãos de areia temos no mundo inteiro. Logo, essa ferramenta de marketing é bem pouco útil.

3- Organizador de feed

Serve para deixar o feed do Instagram organizado e só. Isso é inútil, pois boa parte das pessoas nem entram no seu feed, elas estão mais interessadas no conteúdo do seus posts recentes do que se está harmônico a sua grade de postagem.

Sendo assim, foque em criar conteúdos de qualidade para o seu público e não perca tempo pensando em feed mirabolantes, pois as pessoas seguem quem agrega valor e ser bonito não basta.

4- Yoast Seo

É um plug-in de WordPress que oferece apenas o básico de Seo, ou seja, diz a densidade da palavra-chave dentro do seu texto, aponta se o seu título e descrição estão indo bem o não para a palavra-chave estipulada por você.

O Yoast Seo é um bom começo, mas se você quer criar conteúdos bem otimizados e atraentes para os mecanismos de busca, você precisa ir além, pois Seo vai muito além do que esse plug-in oferece. 

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.

Usava alguma dessas ferramentas de marketing? Tem alguma para acrescentar nessa lista? Coloque nos comentários!

Confira algumas ferramentas úteis!

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