Google Tag Manager deixa seu site mais lento?

Google Tag Manager deixa o site mais lento

Compartilhar post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já ouviu falar do Google Tag Manager? E que ele deixa o site mais lento? Neste artigo, você vai aprender sobre como funciona o Google Tag Manager e verá se é verdade ou mito que ele deixa o site mais lento.

Esse conteúdo também está disponível no nosso canal do Youtube na série Digital Mythbusters, ” Google Tag Manager deixa seu site mais lento. Será?”, você pode assistir apertando o play abaixo. 

O que é o Google Tag Manager?

É uma ferramenta gratuita que permite instalar de forma simples e rápida códigos de acompanhamento (tags) no site. Com a instalação dessa ferramenta, o profissional de marketing consegue instalar as tags das suas ações (Pixel Facebook Ads e Google Ads) sem precisar depender do time de TI.

Isso melhora a produtividade de quem trabalha com marketing e diminui os custos com os profissionais da tecnologia da informação. Assim, o GTM veio como uma solução para tornar a vida do profissional de marketing mais independente.

O Google Tag Manager deixa o site mais lento?

MITO!

Um estudo do Google com a Rail Europe que mostra que o disparo das tags por meio dessa ferramenta pode diminuir em até 20% o carregamento do site.

Ou seja, se um site com tags demora 5 segundos para carregar sem o GTM com a instalação dessa ferramenta pode demorar 4 segundos. Portanto, esse estudo mostra que o Google Tag Manager ao invés de deixar mais lento, pode otimizar o tempo de carregamento do site e deixá-lo mais rápido.

A culpa não é do GTM

Muitas vezes, as pessoas inflam o Google Tag Manager com tags que não são indicadas para colocar nessa ferramenta. E isso faz com que o site demore mais tempo para carregar, ou seja, o problema não é o GTM, mas sim o que instalamos dentro dele.

Para que ele funcione de maneira correta, você precisa colocar nele apenas códigos de ações de marketing, de análise de sites ( como o Google Analytics) e de monitoramento do comportamento do usuário (como o Hotjar). Assim, antes de instalar qualquer tag no GTM, você precisará se perguntar se elas se enquadram nesses três casos: é de marketing? Serve para analisar o site? Vai me ajudar a monitorar o comportamento do usuário? Caso não consiga nenhum sim, desista de usar.

Caso esteja usando a ferramenta sem ser para instalar esses três tipos de tags, você está fazendo gambiarra e está prejudicando o funcionamento do site. Assim, é preciso tomar muito cuidado na hora de instalar tags no GTM, pois não todos os tipos de códigos que devem estar lá. Quando não se enquadrar nos casos citados no parágrafo anterior, precisará sim da ajuda de um profissional de TI para não estragar o desempenho do site.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.

Você já ouviu falar dessa ferramenta? 

Já teve alguma experiência com ele?

Tem alguma dúvida sobre esse tema ? Coloca nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: