A fama vem de berço ou vende berço? Neste artigo, vamos falar da marca Grão de Gente, a maior marca de bebê da América Latina e como ela se tornou um sucesso no mundo dos famosos.
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Esse episódio conta com o patrocínio da Caffeine Army e da Reserva Ink.
Conhecendo a Grão de Gente
A marca foi criada em 2012 com o objetivo de trazer um novo conceito de enxoval e decoração para o universo baby e infantil. Hoje, ela tem parcerias com famosos, como a Bianca Andrade (Boca Rosa) e Sabrina Sato, que experimentaram seus produtos e estabeleceram um relacionamento fiel com a marca.
Além disso, são líderes de mercado, pioneiros no desenvolvimento de coleções exclusivas, estão sempre criando tendências para o segmento e pensando em oferecer a melhor experiência possível no site, desenvolveram o Tour 360º, que vamos falar mais ao longo do artigo.
O que aprendemos no podcast
1- Estratégia de marketing com famosos
Tudo começou com uma percepção de mercado. Os famosos entraram para o mundo da Grão de Gente como clientes, bem antes de existir o marketing de influenciadores. Como um processo natural, o nosso convidado, Gustavo Ferro (fundador da Grão de Gente), começou a mandar os produtos para as celebridades e foi iniciando um relacionamento.
Hoje, a marca tem uma seção no seu site com quarto de famosos, os mais recentes do filho da Bianca Andrade ( Boca Rosa) e do Fred (Desimpedidos). Também tem o quarto da filha do Péricles, a Maria Helena.
Além disso, a marca tem uma coleção exclusiva com a Sabrina Sato e por conta de tantos famosos no seu plantel de clientes podemos chamar a Grão de Gente de “Queridinha dos Famosos”.
A estratégia usada pela Grão de Gente de usar famosos para promover seus produtos por meio dos famosos “mimos” ou “recebidos ” é chamada de marketing de influência. Ela consiste em usar uma pessoa com influência sobre o seu público-alvo na comunicação da marca para fazer os seguidores da pessoa comprarem seus produtos ou serviços.
Para ter bons resultados, é preciso estudar muito bem o perfil de cada influenciador e ver se realmente se comunica da maneira que você deseja para a sua marca.
No artigo, “O que é marketing de influência e como funciona?”, você pode se aprofundar ainda mais no tema e ver dicas da nossa professora de marketing de influência Natasha Rattacasso.
2- Experiência do cliente: Tour 360º
O convidado contou um pouco sobre como foi criar a Tour 360º, que possibilita as pessoas a imergir nos quartos criados pela marca e também a sentirem a qualidade dos produtos.
Para criar essa experiência no site, é preciso subir muitas fotos (300/400) de uma única vez e renderizar. Depois, em pouco tempo já está disponível o quarto em 3D, para que as pessoas possam olhar e sentir cada detalhezinho dos móveis, dos acessórios e das roupas. Assim, a marca traz a sensação de estar na loja física, mesmo sem sair de casa.
Além disso, o Gustavo Ferro falou sobre o que ele considera usabilidade. “O 3D, a parte do blog, as redes sociais, os produtos, o site, tudo isso é UX. Porque para mim Ux nada mais é que a comunicação que você vai ter com a pessoa”.
Ou seja, para ele a usabilidade vai muito além de proporcionar uma boa experiência no site. Ele precisa ser aplicado em todos os pontos de contato da marca com as pessoas. Portanto, ter uma boa usabilidade é conseguir oferecer a melhor experiência possível para as pessoas em qualquer lugar que estejam.
No artigo, “O que é UX (user experience)”, você pode se aprofundar ainda mais nesse tema. Nele você aprenderá, não só o que é UX, mas também quem criou o conceito e sua aplicação dentro/fora do site.
O podcast também falou sobre:
– Estratégia no Marketplace
– Planejamento de mídia
– Diferenciais da marca
Já conhecia a Grão de Gente? Qual insight você tirou desse episódio? Coloque nos comentários!