Conheça a História do Ecommerce

História do Ecommerce

Compartilhar post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Hoje, em apenas três toques ou cliques, você consegue fazer uma compra online. De 2020 para cá até mesmo produtos que tinham certa resistência ganharam espaço, como os itens de supermercado. Mas a evolução no segmento mercado só ganhou força no último ano por conta das restrições provocadas pela pandemia, apesar do segmento de supermercado ter sido o primeiro a ser explorado. Assim sendo, será se você conhece a história do ecommerce ou apenas desfruta dos benefícios?

O ecommerce já deve estar entranhado nas suas veias, assim como celular, internet e redes sociais, mas você conhece a história do ecommerce? Sabe quem foi a primeira pessoa a realizar uma compra online? Os nomes Michael Aldrich e Jane Snowball te dizem alguma coisa? Não? Então, senta que lá vem história.

Quem foi Michael Aldrich?

Michael Aldrich foi o inventor da Videotex, um computador que permitia conexão entre outros computadores, nele as pessoas tiveram suas primeiras experiências no que foi apelidado de “teleshopping”. Por meio desse aparelho, era possível comprar online um produto de uma loja física. Eis o primeiro passo da existência do ecommerce. Sendo assim, se hoje podemos comprar qualquer coisa online, devemos agradecer a Michael Aldrich, por ter criado o Videotex.

Apesar de Michael Aldrich ter pensado na Videotex como apenas mais uma opção para as pessoas se comunicarem, algo além do telefone, ele acabou revolucionando o modo de consumir das pessoas. Assim, nasceu o embrião das plataformas de ecommerce que temos hoje.

E quem foi Jane Snowball?

Jane Snowball, no auge dos seus 72 anos de idade, fraturou o quadril e teve a sua rotina bastante dificultada. Por conta disso, a Tesco enxergou nela uma ótima oportunidade para testar a modalidade ecommerce. A empresa permitiu que Jane comprasse seus produtos por meio da Videotex. Eis a primeira compra online, em 1984. Assim, derrubamos o mito de que idoso não é capaz de comprar online, pois prefere o físico.

Os produtos escolhidos nesta primeira compra foram flocos de arroz, ovos, milho e margarina. Não se sabe qual receita Jane pretendia executar, mas é uma baita surpresa saber que esses produtos foram os primeiros a serem comprados online, pois, mesmo depois de quase 40 anos, o ecommerce de mercado ainda está longe de atingir seu potencial total. Assim sendo por ter saído na frente, era para o ecommerce de mercado ser o principal segmento e ter o maior volume de vendas.

Essas informações, tanto da idade da primeira compradora quanto o pedido, provam que é possível sim estimular que pessoas com mais idade comprem online. Além disso, nos faz pensar que por ser o supermercado o primeiro segmento explorado, era para ele estar muito mais desenvolvido. 

Saiba o que pode ter acontecido: Expansão dos supermercados Online

Qual empresa vendeu a primeira pizza online?

Em 1994, aconteceu a venda da primeira pizza online feita pela Pizza Hut e de lá para cá não teve muita evolução nesse segmento, pelo menos no Brasil. Hoje, quase não temos pizzarias e restaurantes em geral com um site próprio para realizarem suas vendas.

A maior parte desses estabelecimentos vendem online somente por meio de aplicativos de terceiros online ou ainda apenas por WhatsApp. Assim sendo, ainda há muito que evoluir nesse segmento, quando se trata de ecommerce.

Neste vídeo, o nosso diretor acadêmico e especialista em ecommerce, Gustavo Esteves, conta uma curiosidade dos bastidores dessa compra.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro“.

Você conhecia a história do ecommerce? Qual curiosidade você mais curtiu? Tem vontade de ver mais conteúdos desse estilo? Coloca nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: