Como o Google Analytics ajuda no ecommerce

Como o Google Analytics ajuda no ecommerce

Compartilhar post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já ouviu falar do Google Analytics? Sabe como ele funciona e sua importância para o ecommerce? Neste artigo, vamos nos aprofundar nessa ferramenta tão relevante para os profissionais de marketing e ao final você saberá responder essas perguntas iniciais.

Esse conteúdo também está disponível no nosso canal do Youtube “Como o Google Analytics ajuda o ecommerce?”, você pode assistir apertando o play abaixo. 

Google Analytics e Business Intelligence

O Google Analytics não é uma ferramenta de B.I (Business Intelligence), pois essa ferramenta está ligada somente a medição de sites/apps. Ou seja, é uma ferramenta que capta dados das pessoas quando estão dentro do seu domínio. Portanto, tudo que acontece fora do seu site/app é necessário ter uma outra ferramenta para coletar os dados.

Para ser uma ferramenta de B.I é necessário permitir a coleta de dados de diversas fontes, o que não é o caso do Google Analytics, que só possibilita ao profissional tirar insights com os dados dos usuários, enquanto estão no site, onde tem domínio. Assim, a maior diferença entre o Google Analytics e uma ferramenta de Business Intelligence é a extensão e a diversidade das fontes de onde os dados são captados.

Tipos de dados do Google Analytics

O Google Analytics ajuda a responder 4 tipos de perguntas, quem são os usuários do site/app, como chegaram até o site, o que fizeram e quanto converteram. Essa é a divisão dos relatórios do GA, temos o de público-alvo (quem), aquisição (como), comportamento (o que) e conversão (quanto).

O que faz o GA?

Ele ajuda a entender o comportamento e as conversões do consumidor dentro do seu site. Com essa ferramenta, conseguimos saber qual o produto mais comprado e qual é a quantidade de pessoas que acessaram o site e de fato fizeram pedido. 

Além disso, conseguimos saber a quantidade de produtos que as pessoas compram por pedido e qual página a pessoa foi embora antes de converter.

Todos esses dados são fundamentais para entender melhor a operação do ecommerce e saber onde é preciso investir mais ou menos. Portanto, o Google Analytics ajuda ao ecommerce ter uma gestão mais otimizada e eficiente, pois traz dados que serviram como base para tomada de decisões mais assertivas.

Como usar o GA de forma eficiente

Primeiramente, antes de abrir a ferramenta, é fundamental que você crie as perguntas, ou seja, sabe exatamente o que deseja saber. Depois com os seus questionamentos em mãos, você deve abrir a ferramenta e se direcionar ao relatório que vai te ajudar a ter a resposta. Por fim, você deve pegar o dado da ferramenta e transformá-lo em ações, pois só assim o negócio conseguirá evoluir.

Rotina no Google Analytics

Quando devo analisar meu GA? Depende! Se a empresa, onde você trabalha, é embrionária ainda, você pode fazer análises semanais, para conseguir reunir uma boa quantidade de dados.Agora, se a empresa for de pequeno porte com um fluxo de dados pequeno, pode abrir a ferramenta e analisar os dados uma vez por dia.

Mas caso seja um negócio com alto volume de dados, que tem mudanças o tempo todo, o ideal é que analise várias vezes ao dia e para te ajudar com isso deverá criar uma automatização. Isso vai te ajudar a ter as informações já organizadas e otimizar a sua rotina. Portanto, saber com qual frequência o GA vai aparecer na sua rotina, vai depender muito do estágio que a empresa se encontra.

O GA pode te ajudar a entender…

  • Comportamento do seu consumidor.
  • Performance das suas mídias.
  • Vendas do seu site.
  • Os momentos que o usuário vai embora antes de converter.
  • Como funciona o comportamento do consumidor dentro do seu site.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.

Tem alguma dúvida sobre esse tema ? Coloca nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

EPISÓDIO DO BATE PAPO SOBRE E-COMMERCE COM O TOCA OBRA COM PAULA COGO E GUSTAVO ESTEVES
Uncategorized
Beatriz Santos

Toca obra: como fazer a diferença com marketplace

É possível se diferenciar na área de marketplace? CLARO! E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Invadimos os bastidores da marca Toca Obra, o maior marketplace de construção do Brasil, para ver como funciona a operação do ecommerce da área de construção.

Leia Mais »

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: