Marketing de conteúdo: o que é e principais erros

BATE PAPO SOBRE E-COMMERCE HABILIDADE MARKETING DE CONTEÚDO COM RAFAEL REZ E GUSTAVO ESTEVES
Neste artigo, você vai aprender o que é marketing de conteúdo, diferença para inbound marketing, técnicas de marketing de conteúdo e os principais erros cometidos.

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Você com certeza já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, mas você sabe qual é a sua relevância para ter bons resultados no digital? Neste artigo, você vai aprender como construir conteúdos relevantes para o seu segmento, a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Além disso, vai ver quais são as etapas do marketing de conteúdo e os erros mais comuns cometidos na hora de aplicar essa estratégia.

Ouça o nosso podcast

Esse episódio conta com o patrocínio da Caffeine Army e da Reserva Ink.

O que é marketing de conteúdo?

Para explicar esse conceito, vamos separar em duas partes. A primeira é marketing, que consiste em atividades com um objetivo bem traçado. E isso pode ser conquistar leads, fãs, gerar vendas, etc.

Já a segunda é o conteúdo, que consiste em elementos verbais ou não verbais apresentados em um determinado formato ( blog, site, vídeo, podcast, etc). Assim, marketing de conteúdo é todo conteúdo pensado para orientar, educar, convencer, ajudar a alguém a realizar uma determinada ação.

Marketing de conteúdo x Inbound Marketing

Em 90% dos casos, esses dois conceitos são a mesma coisa, mas há uma pequena diferença entre ambos e o nosso convidado, Rafael Rez, explicou para a gente.

Existem duas escolas, a primeira é a de Cleveland, que a Content Marketing Institute, fundada por Joe Pulizzi, responsável pela criação do termo Content Marketing. Essa escola tem o seu foco no branding e nas grandes marcas ( Coca-Cola, BMW, etc).

Por exemplo: o evento “Tour da Taça da Copa do Mundo com a Coca-Cola” é um evento focado em promover a marca Coca-Cola como uma parceira de momentos felizes, uma marca que gera entretenimento para seus fãs.

A segunda é a Escola de Boston, porque a sua principal representante é a HubSpot, que tem a sede nessa cidade dos EUA. Desse lado, temos o conceito de inbound marketing, ações mais focadas no lado comercial (geração de leads). 

Por exemplo: construir um ebook, oferecer ele de graça, para gerar um banco de emails de pessoas interessadas no seu produto e depois ofertar um produto mais aprofundado. Isso é uma estratégia de inbound marketing.

Etapas/ Técnicas do marketing de conteúdo

A primeira coisa é ter muito claro mente o posicionamento que a marca quer ter, ou seja, como ela quer ser lembrada pelas pessoas. A partir daí, você conseguirá traçar os valores da marca, o tom e a voz da marca. Tudo isso é mais focado no campo estratégico e teórico.

Quando pensamos de forma mais prática, mais operacional, a primeira coisa que precisamos ter em mente é a persona, ou seja, a pessoa com quem você está se comunicando. 

Para entender de maneira aprofundada a sua persona, vai precisar construir o mapa da empatia, que é uma ferramenta, onde deverá colocar informações como o que essa pessoa vê, ouve, fala,sente, suas dores e seus sonhos. Portanto, antes de começar a ver quais conteúdos irá criar, você precisa ter bem claro em mente com quem vai falar.

Depois disso, podemos partir para a etapa de planejamento. É nesse momento que vai ver quais temas são relevantes para sua persona, separar as palavras-chave, estruturar o conteúdo e ver qual é o melhor formato para apresentar. Por fim, depois de produzir textos e imagens deixando tudo organizado, poderá ver o melhor dia e horário para o conteúdo ir ao ar.

Principais erros no marketing de conteúdo

1- Cultura focada só em mídia paga

Muitas empresas querem tudo para ontem e para ter resultados mais imediatos focam em construir estratégias de mídia paga. Ou seja, pagam ferramentas como Facebook e Google para rodar campanhas que promovam seus produtos/serviços com o objetivo de gerar vendas. 

Por não dar resultado de forma instantânea, o marketing de conteúdo é deixado de lado por muitas empresas. Isso é um erro gravíssimo, pois a médio e longo prazo essa estratégia é a mais rentável para o negócio, pois ao construir um conteúdo bem otimizado, ele renderá um fluxo de pessoas (possíveis clientes) para seu site sem que precise pagar por isso. Assim, o conteúdo bem construído vai te gerar vendas com menor custo de aquisição do que campanhas de mídia paga.

2- Atribuir a conversão ao último clique

É fundamental que ao analisar a conversão no Google Analytics, você observe todo o caminho percorrido pela pessoa até ela comprar, pois isso vai evitar que só valorize o último canal de contato antes da venda.

3- Troca de plataforma sem planejamento

É fundamental se planejar antes de trocar a plataforma do negócio, para que não seja perdido todo o seu tráfego e também o tagueamento das suas ações.

Além disso o podcast falou sobre:

– Jornada de compra e conteúdo

– Conceito de LTV

– Habilidades para construir um bom conteúdo

– Construção de autoridade e liderança

Tem dificuldades em criar conteúdos que engajam? Qual insight você tirou desse episódio? Coloque nos comentários!

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