Métricas mais importantes para Ecommerce

Métricas importantes para o ecommerce

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Você trabalha com marketing digital voltado para ecommerce? Sabe quais métricas deve analisar diariamente? Se sente um pouco perdido ou perdida por conta da grande quantidade de informações disponíveis?

Neste artigo, vamos falar sobre tudo que você precisa saber sobre métricas, desde como escolher até qual(is) precisam de acompanhamento diário para garantir o crescimento do ecommerce onde você trabalha.

Antes de mostrarmos quais métricas são fundamentais para o ecommerce, precisamos deixar bem claro na sua mente o que é: objetivo, métricas,kpi e estratégia dentro do marketing.

O que é objetivo?

É aquilo que você pretende alcançar, quando realiza uma determinada ação dentro do ecommerce, seja montar uma campanha, cadastrar produto, entre outras. O objetivo é a base de todo o processo, pois é por meio dele que você vai saber depois quais métricas serão analisadas.

O que são métricas?

Métricas são números, números que podem ser analisados. São elas que respondem as suas perguntas sobre suas ações de marketing dentro do ecommerce. Nem toda métrica é um KPI, somente a que for mais relevante para alcançar um determinado objetivo.

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “Métricas fundamentais para o analista de ecommerce?” ou apertar o play abaixo.

 O que é KPI?

É o indicador-chave de performance. Ele é usado para avaliar se uma determinada ação dentro do ecommerce atendeu ou não as expectativas do negócio. Todo negócio pode ter vários kpis, para isso é preciso que tenha mais de um objetivo. Logo, os KPI’s indicam a performance do objetivo,se você está próximo de atingir o objetivo ou não.

O que é estratégia?

É o caminho que você vai percorrer para alcançar o seu objetivo.

Vamos às métricas!!

1- Transações

É o pedido efetuado, não leva em consideração o pagamento. Temos dois tipos de transações, captada e faturada. A captada é a transação sem status, aqui entra todos os pedidos que foram concluídos, não leva em conta se foi ou não pago. Já a transação faturada, leva consideração os pedidos que tiveram o pagamento confirmado.

2- Taxa de aprovação

Mostra quantos % dos pedidos do seu ecommerce foram pagos. Ela pode ser quebrada, você pode ter uma taxa de aprovação para cada tipo de cartão de crédito, bandeira, para boleto.

3- Sessões

Toda vez que alguém entra no seu site acontece uma sessão. Essa métrica é importante entender porque você deseja trazer um tráfego qualificado para o ecommerce com o objetivo de aumentar as transações.

4- Taxa de conversão

Essa métrica é calculada da seguinte forma: transação dividido pelo número de sessão vezes 100.

Ex. 2 pessoas entraram no seu site e você teve uma transação. O cálculo é 1 dividido 2 x 100 = 50%

Lembrando que a taxa de conversão é algo que deve comparar com você mesmo.

5- Tempo de carregamento

Quanto tempo o seu site demora para carregar? Esse tempo deve ser no máximo 3 segundos. Isso vai te ajudar a ser melhor ranqueado no Google. Você pode conferir o tempo de carregamento do ecommerce, onde você trabalha, nas ferramentas Google PageSpeed Insights e a Pingdom Tools.

6- Roas

É o retorno financeiro que o investimento em publicidade está dando para a empresa.

7- Taxa de Devolução

Vai te ajudar entender se as informações do seu ecommerce estão bem claras, se a logística, o centro de distribuição, tudo está funcionando da maneira correta para que o cliente sinta-se satisfeito e não precise pedir para devolver o produto comprado com você.

É importante você entender desde a descrição do produto até a logística, pois a pessoa pode estar querendo devolver porque a caixa estava amassada, não tinha todos os acessórios que estavam na descrição.

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Tem dúvidas sobre métricas para ecommerce? Coloque nos comentários!

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