Você já ouviu falar sobre CRM? Sabe para que serve e qual a importância dele para um ecommerce? Neste artigo, nós vamos responder esses três pontos, além de esclarecer de uma vez por todas a diferença entre CRM e email marketing.
Se você trabalha com marketing ou deseja trabalhar saiba que entender sobre CRM é fundamental para o seu dia a dia, pois isso vai te ajudar a aumentar a conversão da empresa que estiver.
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou em bom português Gestão de relacionamento com o cliente. Ele consiste em estratégias de marketing e vendas focadas em antecipar as necessidades dos clientes. Isso pode ser feito por meio de email, ligação, mensagens no WhatsApp, entre outros tipos de mídias.
CRM ≠ Email Marketing
Como falamos anteriormente, o CRM pode ser feito em outras mídias sem ser email, o que mostra que ter um bom CRM vai além de criar campanhas de promoção e enviar para sua base de contatos. Nas ações de CRM, quando usamos o email, devemos criar mensagens mais personalizadas e que ajudem de alguma forma a dar continuidade no relacionamento iniciado com a primeira conversão, que pode ser ou não uma compra. Enquanto no email marketing, geralmente, temos uma ação mais generalista, pois consiste em disparar emails para um grupo grande de pessoas.
Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “O que é CRM?” ou apertar o play abaixo.
Régua de CRM
São estratégias que você como profissional de marketing deve montar para manter o contato contínuo com o lead ou cliente. Para isso é preciso pensar em ações para atender cada etapa do funil de vendas, desde antes da primeira compra até depois de comprar. É fundamental se fazer presente para que a empresa e os produtos sejam constantemente lembrados.
Exemplo de uma boa régua de CRM
Imagina que você é um ecommerce de moda. Você tem um cliente que acabou de comprar uma camisa. Assim que ele recebe a compra, você pode mandar um email perguntando se ele ficou satisfeito com a entrega do produto e se recomendaria a loja.
Depois de 7 dias, você entra em contato novamente e manda sugestões de itens, como sapatos ,para compor o look. Após 3 dias ou mais, você manda um novo email falando sobre os cuidados que ele deve ter com a peça comprada.
Ao final, no quarto email, você já parte para uma mensagem mais direta de venda mostrando valores de peças que são interessantes para aquele cliente. Essa sequência de emails vai fazer o cliente se sentir especial e ele vai enxergar que você está entregando valor para ele sem pedir mais nada em troca.
Relacionar não é só vender
Você precisa saber o momento certo para ofertar. Não envie emails de forma desenfreada, pois pode acabar sendo desagradável e como consequência vai parar na lixeira/spam. Portanto, foque em oferecer conteúdo relevante para cada um dos seus clientes, pois só assim conseguirá criar um relacionamento duradouro.
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro“.
Dúvidas sobre CRM? Coloca nos comentários!