O que é ecommerce? Tudo que precisa saber!

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Se você trabalha com marketing digital, precisará estar por dentro de tudo que está relacionado a ecommerce, pois, esse é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo. Só no Brasil, há mais de 5.000 vagas abertas, na área de ecommerce, dentro dessas vagas nós temos uma gama diversificada de especializações, entre elas: Seo, Marketplace, Tráfego Pago, Web Analytics, Redes Sociais, entre outras.

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Esse crescimento de demanda por profissionais na área de ecommerce, ocorreu por conta da mudança de hábitos de consumo. Um processo que acelerou bastante nos últimos dois anos, muito por conta da pandemia.

Muitas restrições foram feitas, exemplo o comércio foi fechado, para que menos pessoas circulassem pelas ruas, para diminuir a proliferação do vírus. Por conta disso, o número de pessoas comprando pela internet aumentou. 

Segundo o relatório “Raio-X do Webshoppers” da Betminds, de 2019 para 2020 tanto o número de pessoas que nunca tinham comprado, quanto o número de pessoas que já estavam acostumadas a comprar aumentou.

O número de novos consumidores aumentou de 10,72 milhões para 13,16 milhões. Já o número de consumidores recorrentes aumentou de 61,83 milhões para 79,70 milhões.

Ainda de acordo com o relatório “Raio-X do Webshoppers” da Betminds, tivemos aumento no volume de compras e no ticket médio. De 2019 para 2020, o número de pedidos aumentou de 148 milhões para 194 milhões. Já o ticket médio, que é quanto gasta em média alguém que compra online, passou de R$ 417,00 para R$ 452,00.

Ecommerce é site?

NÃO! Ecommerce é toda transação de compra e venda feita em um meio online. Essa transação pode ser feita por meio de um site próprio, redes sociais ou um site de terceiros, mais conhecido nesse caso como Marketplace.

Um site de ecommerce é totalmente diferente de um site institucional, pois nele cada detalhe precisa respirar venda. Para isso, o indicado é escolher plataformas de ecommerce, como a Loja Integrada, a Nuvem Shop e a Wbuy, pois elas vão dar todo o suporte necessário para você conseguir realizar as suas vendas.

Ter um site próprio é o suficiente?

Inicialmente, não, pois a empresa precisará ter uma autoridade no mercado para gerar confiança nas pessoas. Uma das estratégias, para começar a moldar a imagem da marca, é o marketplace, que funciona como se fosse um Shopping virtual, há diferentes marcas disputando a atenção do consumidor.

Estar em um marketplace com nome no mercado vai gerar confiança do consumidor no seu produto/serviço, pois eles acreditam que se a empresa está no marketplace X, ela é confiável.

Redes Sociais é Ecommerce?

Dentro do Facebook, você consegue criar uma lojinha para o Instagram. Lá vai ficar seus produtos e preços com o link para comprar no site. Isso pode te render um boa quantidade de vendas, pois, boa parte do seu público pode estar no Instagram.

Outra mídia que pode ser usada é o WhatsApp, que tem a funcionalidade Business, onde pode ser criado catálogos e  listas de transmissão. Esses recursos vão facilitar a comunicação da empresa com o cliente, pois, as pessoas estão quase que 24 h por dia online no WhatsApp.

Outra funcionalidade que vai ajudar a vender pelo WhatsApp é o recurso de pagamento, que permitirá às pessoas realizarem pagamentos no aplicativo. Esse recurso já está disponível para todos.

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