O2O: O que é e por que é importante?

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Talvez, você nunca tenha ouvido falar da estratégia O2O, pois está iniciando seus estudos na área de ecommerce. Mas, com certeza, você como consumidor(a) já foi impactado por essa estratégia sem saber. Neste artigo, vamos falar sobre o que é a estratégia O2O, como funciona e por que é importante para o ecommerce.

O que é O2O?

O2O é uma sigla para Online to Offline. Na prática, O2O são estratégias de oferta de produtos e serviços no ambiente virtual (online) para uso no mundo físico (offline). Um bom exemplo disso é o Retirar em loja, que é a retirada do produto, comprado online, na loja física. Isso é oferecido como um benefício para que as pessoas tenham o produto em mãos de forma mais rápida e sem pagar frete por isso.

Além disso, podemos citar a estratégia do Ship From Store. Ela consiste em usar o estoque das lojas físicas para atender pedidos do ecommerce com o objetivo de diminuir o tempo de entrega e deixar o cliente mais satisfeito. Assim, adotando o Ship From Store a marca consegue melhorar a experiência dos clientes.

Dentro desse modelo de omnichannel temos o conceito de prateleira infinita, que é a possibilidade do cliente comprar produtos em um canal, geralmente, a loja física da marca, ainda que os produtos não existam no estoque deste canal.

Você também pode consumir esse conteúdo em formato de vídeo no nosso canal do Youtube, “Estratégia O2O: O que é e por que é importante?”, para assistir é só apertar o play abaixo. 

Case Magalu e O2O

A Magalu não tinha nenhuma loja no Rio de Janeiro e “do nada” passou a ter 50 lojas no estado. Com certeza, ela viu a necessidade de abrir essa quantidade de lojas para ter  vários pontos de distribuição e diminuir seu tempo de entrega. Assim, com essas novas lojas, ela começou um trabalho de O2O no Rio de Janeiro.

As lojas físicas possibilitaram a Magalu a adotar a estratégia de Ship From Store e Retirada em Loja, o que com certeza facilitou o processo logístico e aumentou a satisfação das pessoas com a marca. Portanto, a Magalu resolveu vir para o Rio de Janeiro não só para com atingir um novo público com a loja física, mas sim para melhorar a logística da marca.

Efeito UAU e o O2O

Sempre que realizamos uma compra, seja em uma loja física ou em um ecommerce, colocamos uma expectativa muito alta na marca. Para não termos frustrações, as empresas precisam pensar em ações que nos satisfaçam, pois quanto melhor for a nossa experiência, mais a marca será registrada positivamente na nossa mente. Isso vai nos levar a indicá-la para outras pessoas e acabaremos sendo promotores da empresa.

Quem nunca recebeu um brinde de uma empresa, uma cartinha e ficou todo feliz. Essa tática é muito explorada pelas marcas para criar uma experiência única no cliente e gerar o que o efeito UAU de Kotler. Isso faz com o cliente fique mega satisfeito e sem palavras. Assim, o O2O é uma excelente saída para conseguir dar a melhor experiência para o cliente.

Integração online com offline

Quando bem feita a estratégia de O2O ajuda tanto o online quanto o físico. Isso porque muitas vezes o cliente pode comprar um produto no ecommerce, ir retirar na loja física e acabar comprando um produto complementar por conta do vendedor. Portanto, aplicando o O2O, os vendedores deixam de encarar o ecommerce como rival e passam a ver ele como aliado.

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Já conhecia a estratégia O2O? Tem alguma experiência nesse assunto que deseja compartilhar? Coloca nos comentários!

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