O que é Marketplace? Quando surgiu esse conceito?

O que é marketplace?

Compartilhar post:

Se você está estudando para ingressar na área de marketing digital, você precisa saber o que é um marketplace, principalmente, se quiser entrar na área de ecommerce, um dos segmentos que mais cresce no mercado brasileiro.

Neste artigo, nós vamos falar sobre que é marketplace, como surgiu esse conceito, as possibilidades que ele possibilita para um ecommerce e como foi a migração dos comparadores de preço para o marketplace.

O que é Marketplace?

É um site que hospeda diversos vendedores em sua plataforma, oferecendo diferentes itens e marcas em várias categorias de produtos. Esse conceito surgiu com a Amazon e, hoje, se você trabalha com ecommerce, vai precisar ter dentro da sua operação e estratégia o marketplace.

No início, as pessoas se sentiam um pouco confusas com esse sistema, pois se deparavam com coisas como: produto vendido e entregue por loja y, mas estavam no site da empresa x. Mas hoje até quem não sabe o que é marketplace já está acostumado com essa dinâmica.

Marketplace e suas infinitas possibilidades

Quando se trata de produtos para colocar nos marketplaces, temos um mundo vasto de opções, pois quase tudo pode ser vendido nesses ” Shopping Centers” virtuais. Hoje, temos marketplaces de diversos nichos, como de moda, de varejo, de tecnologia, só de usados, entre outros.

Mas há alguns produtos que não podem ser vendidos nos marketplaces, como tabaco e produtos relacionados; armas, munições e material explosivo; produtos e serviços financeiros; máquinas sem equipamentos de segurança, entre outros. 

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “O que é Marketplace?” ou apertar o play abaixo. 

Comparadores de preços e Marketplaces

Lá no início da internet, tínhamos sites como o Zoom, o Buscapé, entre outros, nos quais podíamos conectar os nossos produtos dentro desses comparadores. Quando o consumidor buscava um determinado produto, tinha como resposta esses sites que davam uma lista de produtos com preços variados. Nesses sites, aparecia na frente, automaticamente, quem pagava mais pelo clique.

Mas o consumidor tinha opção de ordenar pelo preço, quando achava um que agradasse, ele clicava no site do produto e era direcionado para o local onde faria a compra.

Quando surgiram os marketplaces, alguns comparadores de preço morreram e os sobreviventes, como o Zoom e o Buscapé, foram os que se transformaram em marketplaces.

Agora, esses sites, ao invés de ganharem dinheiro por custo por clique, fazem todas as transações dentro do seu próprio domínio e a cada compra feita garantem uma comissão.

 O que é Buy Box?

Quando você entra em um marketplace, a plataforma, normalmente, exibe até três preços para o produto. Esses valores são ordenados em cima de uma reputação e outras métricas internas, como prazo de entrega, preço, produto, descrição, etc. Isso chamamos de Buy Box.

 Marketplace: Uma solução valiosa para os iniciantes 

O Marketplace é uma solução simples, rápida, eficaz, para quem está começando, pois o ecommerce iniciante vai poder se concentrar em três pontos: preço, produto e entrega.

Se tiver um produto de qualidade com um preço competitivo e uma entrega rápida, você conseguirá ter uma boa reputação dentro do marketplace e aí poderá conquistar o que chamamos de Buy Box.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro“.

Dúvidas sobre Marketplace? Coloca nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

Um computador com a logo da Nuvemshop, fundo amarelo com detalhes em azul escuro e branco com elementos em branco representando ecommerce
Uncategorized
Beatriz Santos

Como a Nuvemshop ajuda o profissional de ecommerce

Ter uma visão 360º sobre toda a operação do ecommerce é fundamental para ser um bom profissional nessa área. Um dos elementos importantes é a plataforma de ecommerce. Conheça os recursos que a maior plataforma de ecommerce da América Latina, a Nuvemshop, oferece.

Leia Mais »

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: