Profissional T-Shaped: O que é e porque tão desejado

Profissional T-Shaped O que é e porque é tão desejado no mercado

Compartilhar post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe o que é um profissional T-Shaped? Sabe o porquê dele ser cada vez mais requisitado pelo mercado digital, especialmente, o mercado de ecommerce? Neste artigo, você aprenderá o que é esse conceito, o que é preciso para se tornar um profissional T-Shaped e as vantagens que isso pode te trazer perante ao mercado de trabalho.

O que é o Profissional T-Shaped?

O termo se popularizou nos EUA, mais precisamente na Califórnia, por conta de profissionais de Design. Ele significa literalmente ” em forma de t”. O traço horizontal da letra T representa os conhecimentos mais amplos adquiridos por esse profissional . Já o traço vertical é a área de conhecimento que ele escolhe aprofundar.

Profissional T-Shaped é todo aquele que busca ter uma visão mais ampliada sobre o negócio da empresa onde está trabalhando. Ele não se limita apenas a sua área de especialização.

Qual é o perfil do Profissional T?

O Profissional T é curioso e está sempre fazendo perguntas. Isso acontece porque está sempre lendo assuntos bem diversificados e o conhecimento faz com que seja mais exigente em uma reunião.

Apesar de amar diversificar seus conhecimentos, sempre há uma área de interesse principal. Esse profissional sabe que para ser excelente em algo precisa estar comprometido com uma área só. Logo, ser um Profissional T-Shaped é ser aberto ao conhecimento, mas sempre tendo um direcionamento para uma determinada área.

Além disso, o Profissional T tem uma visão 360º e é super comunicativo. Essa capacidade de enxergar o todo vem da diversidade dos conhecimentos que ele busca ter e isso, geralmente, vem da troca de experiências que tem com as outras pessoas da empresa ou da sua rede de contatos. Logo, ser comunicativo é essencial para o Profissional T, pois vai ser nas conversas com as outras pessoas que ele ampliará sua bagagem cultural.

Todo Analista de Ecommerce deve ser um Profissional T, pois, isso significa ter uma visão ampla do negócio e conhecimento em várias áreas, para assim conseguir enxergar um problema por diferentes ângulos. Essa visão 360º vai ajudar esse profissional a conseguir propor soluções integradas para a operação e saber exatamente quem recorrer para fazer o negócio fluir da melhor forma possível.

Como se tornar um Analista de Ecommerce T-Shaped?

Para ser um Analista T-Shaped, você precisa ter conhecimentos em UX, CRM, Web Analytics, Planejamento, Marketplace, Conteúdo, SEO, Email Marketing, Google Tag Manager, etc. Há dois caminhos para conseguir desenvolver todas essas competências. O primeiro é fazer diversos cursos de especialização que não são necessariamente focados em ecommerce, gastando assim mais tempo e dinheiro.

Já o segundo caminho é escolher uma  formação completa, com os conhecimentos todos inseridos ali e organizados para você ter um aprendizado mais rápido e efetivo. Sendo assim, nós indicamos o segundo caminho. E para te guiar nisso recomendamos que participe da Jornada Profissional Digital 360º.

Vantagens de ser um Profissional T

O Profissional T-Shaped ajuda a manter todos os colaboradores alinhados entre si. Por ter um conhecimento amplo, ele consegue transitar por todas as áreas levando informações de um setor para outro. Essa integração torna o processo produtivo mais rápido e eficaz, pois o Profissional T acaba sendo o mensageiro da informação entre os setores e a comunicação é a chave para agilizar os processos. Isso faz com que ele se torne cobiçado pelas empresas do mercado.

Além disso, o fato de ser multidisciplinar pode ajudar na hora de trazer inovações para dentro da empresa onde atua. Se um negócio não quer ficar para trás, ele precisa estar o tempo todo pensando em novas formas de atuar no mercado, pois tudo muda o tempo todo e é preciso acompanhar essas mudanças.

Para termos sucesso nessas transformações, podemos contar com o conhecimento, que é o maior aliado da inovação. Isso porque ele proporciona novas referências e perspectivas fundamentais para criar e testar novas soluções. Portanto, o Profissional T-Shaped por ter um conhecimento amplo, tem mais repertório criativo e isso ajuda as empresas a se manterem sempre atualizadas, consequentemente, competitivas.

Por fim, o Profissional T-Shaped tem uma resiliência acima da média. Ser generalista faz com que ele não se prenda a uma única forma de resolver os problemas dentro da empresa. Isso faz com que se adapte bem rapidamente a novos cenários, o que é fundamental para empresas no digital.

Quando você é superespecializado em uma determinada área, você acaba tendo uma visão limitada e se prende a determinados métodos. Isso te impossibilita de ver as coisas por diferentes ângulos. Sendo assim, devemos sempre buscar diversificar nosso conhecimento, ampliando a nossa área de atuação, para termos a resiliência necessária para o mercado de trabalho.

Mas afinal o que é a Jornada Profissional Digital 360º?

É um treinamento 100% gratuito e online que vai te direcionar para o caminho exato de crescimento profissional e salarial no mercado digital. Esse evento vai acontecer nos dias 19,20 e 21 sempre às 20h. Para participar, você deve se inscrever no link abaixo.

Para te guiar nessa virada de carreira, você terá o Gustavo Esteves, especialista em Ecommerce e Marketing Digital desde 2006. Ele já passou por empresas gigantes do mercado, como a Shoptime e a Americanas.com. Nas aulas, ele vai te mostrar o passo a passo para você se capacitar e conseguir suprir as demandas do mercado de ecommerce, que tem mais vagas do que profissionais qualificados.

Tem alguma dúvida sobre a Jornada Profissional Digital 360º,  o mercado de ecommerce ou  o Profissional T-Shaped? Coloque nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: