O que é tráfego? Como fazer um bom?

Bate Papo Sobre Ecommerce habilidade tráfego

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Um bom profissional de marketing precisa ser muito versátil para dar conta das demandas do mercado. Uma habilidade muito importante que precisa ter é o conhecimento sobre tráfego e performance, para que os seus conteúdos tenham público. 

Mas afinal, o que é preciso para fazer um bom trabalho de tráfego? É só saber sobre ferramentas como Facebook e Google Ads? É isso que vamos ver neste artigo baseado no nosso episódio da semana do nosso Bate Papo Sobre E-commerce!

Ouça o nosso podcast! 

Esse episódio conta com o patrocínio da Caffeine Army e da Reserva Ink.

O que é tráfego?

Se você ainda é novo(a) no marketing, vamos te ajudar a entender o conceito de tráfego dentro do mundo virtual. Tráfego é  a circulação de pessoas por um ambiente, no caso da internet, é a circulação de usuários dentro de um site.

Para ter sucesso no seu trabalho como profissional de marketing, vai ser preciso entender quais são as formas de trazer essa movimentação (tráfego) para o seu conteúdo. Portanto, não basta criar é preciso saber como gerar audiência.

Aqui, no nosso blog, nós já falamos sobre a divisão dos tipos de tráfego: orgânico e pago. Além de darmos dicas de como montar estratégias de marketing tendo como base cada um deles. 

Hoje, vamos falar sobre o que é preciso para ser um bom gestor de tráfego e o passo a passo que deve ser feito antes de abrir as ferramentas. Assim, você saberá como começar a montar uma estratégia de tráfego e verá que é preciso saber mais do que ferramentas.

O que é preciso para ser um bom Gestor de Tráfego?

É preciso ir além das ferramentas, ou seja, esse profissional precisa ir além das hard skills. Ele precisa desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do cliente para atender a fundo suas necessidades e isso nenhuma ferramenta é capaz de fornecer. Portanto, ser um bom profissional de tráfego é saber o melhor jeito de colocar as ferramentas a serviço das necessidades do cliente.

Passo a passo para ter sucesso no tráfego

Antes de qualquer coisa,  é ser organizado, pois uma campanha tem muitos detalhes. Para que nada fique para cima da hora, atrasando o início de rodar a campanha, o profissional precisa listar tudo que é preciso e reunir todas as informações em um único lugar. 

Isso vai ajudar na hora de criar os anúncios, pois vai ser mais um trabalho de copiar e colar, já que tudo (texto e imagem) já foi produzido com antecedência. Assim, a organização otimiza o processo e garante que tudo saia no prazo certo.

O primeiro passo é ouvir o cliente, pois é ele que vai fornecer as informações sobre a empresa que irão nortear todo o trabalho de tráfego. Perguntas que devem ser feitas: qual é a história da empresa? Por que ela existe? Qual é a missão? E os valores?

O segundo passo é conhecer o cliente do cliente. Aqui vão entrar as perguntas para conhecer melhor a persona, o que vê, o que pensa/sente, o que ouve, o que fala/faz, quais são as dores e os sonhos.  

É fundamental ter essas informações para fazer uma segmentação correta dos anúncios e ter uma comunicação mais assertiva. Portanto, quanto mais informações sobre quem se deseja impactar, mais certeiro vai ser o trabalho do profissional de tráfego.

Além disso, você pode conferir o vídeo do nosso podcast!

Conhecendo os produtos da empresa

O terceiro passo é entender os produtos da empresa. É preciso perguntar se a empresa tem uma esteira de produtos. Ou seja, se tem o produto isca, que vai trazer a pessoa (Curva A) e produtos de esteira/coleção para fazer upsell. 

Além disso, é importante perguntar sobre a frequência que a empresa faz lançamentos e traz novidades para o catálogo. Porque tendo essa informação, o profissional de tráfego consegue saber quando vai precisar ativar a base de clientes e conseguirá montar estratégias de forma antecipada para impactar da melhor forma possível os compradores.

O quarto passo é saber quais são os diferenciais da empresa para saber quais pontos destacar na comunicação dos anúncios. É tudo que faz as pessoas lembrarem somente de você e mais ninguém. Assim sendo, preço baixo e prazo de entrega curto estão longe de ser um diferencial, pois partimos do princípio que todo mundo está fazendo ou deveria estar.

Além disso o podcast falou sobre:

–  Checklist do que precisa ser feito no dia a dia de quem faz tráfego

–  Quais métricas são mega importantes para o ecommerce

– Como escolher as mídias que vai investir

–   Os principais erros do mercado e como evitá-los. 

Tem dificuldades com tráfego? Qual insight você tirou desse episódio? Coloque nos comentários!

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