O que é Ux (User Experience)?

O que é Ux?

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Se você trabalha ou deseja trabalhar com marketing, precisará ter a sua mente sempre focada no cliente e nas dores dele, para conseguir construir um relacionamento a longo prazo. Para isso, você vai precisar entender o que é ux e qual é a importância disso para a sua rotina.

Neste artigo, além de responder esses dois pontos, vamos falar sobre a origem do conceito e mostraremos como funciona na prática ter um bom Ux.

O que é Ux?

Ux é a sigla para user experience ou em bom português experiência do usuário. Esse conceito engloba todas as etapas, todos os pontos de interação, do cliente com a sua marca no digital. 

Quem inventou o conceito de Ux?

Donald A. Norman, ex-eletricista chefe da Apple, criou o termo Ux, logo depois de constatar que os Macintosh (computadores da marca) eram feios e complexos no sentido de usabilidade. Ele observou que a experiência de quem comprava um Macintosh era muito ruim. O produto trazia dificuldades para a vida das pessoas não somente para mexer, mas também para transportar.

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “O que é Ux?” ou apertar o play abaixo. Confira como a Apple revolucionou o mercado!

Ux dentro do site

Para proporcionar uma boa experiência ao usuário, você precisará tomar cuidado com cada elemento dentro do seu site. Ele vai precisar ter fotos de qualidade e descrições que vão além das características técnicas, trazendo possíveis experiências com os seus produtos. Além disso, toda a jornada de compra do site deve ser bem simples, desde adicionar um produto ao carrinho até colocar a forma de pagamento.

Devemos deixar as pessoas confortáveis no nosso site/aplicativo para despertarmos o interesse de converter, seja inscreverem em uma Newsletter ou comprar um produto. Para isso, podemos fazer testes de usabilidade, selecionando um grupo de pessoas para ver se está bem claro o caminho que os usuários devem seguir dentro do nosso site/app.

Também podemos fazer pesquisas para sabermos o que as pessoas estão gostando ou não, para sabermos exatamente qual deve ser nossa prioridade na hora de fazer melhorias.

Experiência do usuário fora do site

Os anúncios também fazem parte da UX. Neles você deve entregar exatamente o que as pessoas querem. Por exemplo, se está anunciando um celular da Apple, o link de destino não pode ser um celular da Samsung. Portanto, sempre entregue aquilo que está na sua mensagem.

Cuidado com o Pós-compra

A experiência do usuário não acaba depois que é realizada a compra. Você deve mandar um email mostrando o status do pedido, depois que chega o produto, pode mandar um email perguntando como foi a experiência de compra.

Ux envolve sim a experiência no seu site/app, mas também engloba o relacionamento das pessoas com a sua marca nas redes sociais, o que estão falando no Reclame Aqui, etc. Em resumo envolve todos os pontos de contato da pessoa com a marca no digital.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.

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