Você sabe o quais são as responsabilidades de um Analista de Ecommerce? Como é a sua rotina? Aprenda agora mesmo de forma fácil e prática!
1- Analista de Ecommerce não é Analista de Marketing Digital
Para começar essa conversa, precisamos deixar bem claro na sua cabeça a diferença entre esses dois cargos.
O Analista trabalha no ecommerce como um todo, o digital é apenas uma parte da engrenagem onde esse profissional atua, ele não é necessariamente o Analista de Marketing Digital. Isso vai depender da empresa. Portanto, trabalhar como analista não é sinônimo de trabalhar com marketing digital, pois há outras áreas que pode atuar.
2- Profissional 360º
O analista é um profissional 360 º. Ele deve ser um profissional mais generalista, ele entende de marketing digital, mas não foca somente nisso.
Esse profissional precisa entender, além de marketing digital, de ecommerce e de plataforma. Também precisa saber o básico de tecnologia, entender de compras e de marketplace.
Dependendo da empresa, pode ficar focado em marketplace, no ecommerce da empresa como um todo, ou seja, fazendo o gerenciamento de algumas áreas internas como o comercial e a performance. Portanto, o analista de ecommerce deve entender desde como cadastrar produtos, criar e gerir anúncios, até como atender o cliente.
Em algumas empresas, a parte de performance fica separada do restante da operação do ecommerce.
3- Responsável pela execução
O Analista de Ecommerce é responsável por ajudar a executar todo o planejamento do ecommerce.
É esse profissional que vai ter a responsabilidade de:
- Conversar com o time comercial.
- Alinhar a comunicação com o time de tecnologia
- Trocar e conversar com o time de marketing.
Assim sendo, esse profissional é uma carta coringa dentro da operação, pois vai estar sempre transitando em todos os setores para verificar o que está sendo feito e como ele pode ajudar.
Você encontra esse conteúdo também no vídeo do nosso canal do Youtube “O que faz um Analista de Ecommerce”.
Para assistir é só apertar o play!
3- Responsável por desenvolver um planejamento
O Analista de Ecommerce deve construir um planejamento que visa produto, estoque, marketing, promoção e ações. Esse planejamento pode ser trimestral, semestral ou anual. Assim sendo, esse profissional precisa ser uma pessoa bem organizada para conseguir desenvolver um planejamento que dê conta de todos os setores.
4- Relatar cada passo dado
Criar relatório é função básica para todos os Analistas de Ecommerce. Assim, qualquer ação no ecommerce deve ser relatada, colocando o antes e o depois.
Todos os dias, o Analista de Ecommerce deve relatar o que está acontecendo no negócio. Seus relatórios devem ter o investimento que está sendo feito em mídia e o resultado que está tendo.
Essa necessidade de relatar tudo que acontece faz com que o profissional precise ser uma pessoa extremamente organizada para não deixar passar nada.
Também precisa colocar nos relatórios as vendas, quais produtos foram vendidos, quais as categorias e as promoções se deram certo ou errado. Assim, esse hábito de relatar tudo, vai ajudar a tomar decisões mais assertivas, pois o profissional terá uma base de dados que orientam suas ações.
5- Monitorar o marketplace
Se a empresa está em algum marketplace, é obrigação do Analista de Ecommerce monitorar como a marca está performando. Isso inclui verificar a pontuação que a empresa está recebendo no marketplace e como os usuários estão avaliando a empresa. Assim, o analista é responsável por ajudar o negócio crescer em um canal de venda tão importante, que é o marketplace.
O Analista de Ecommerce vai fazer uma análise do desempenho da empresa em cada um dos marketplaces e vai decidir qual é a melhor estratégia para vender mais em cada uma das plataformas. Portanto, esse profissional precisa ser bem informado sobre o que acontece no mercado.
Tendo conhecimento das novidades de cada marketplace, ele conseguirá agitar a empresa para se adaptar às mudanças e colocará a empresa na frente da concorrência. Assim, o monitoramento sobre marketplace do analista deve incluir não só como a empresa está performando, mas o que está rolando de mudanças dos marketplaces.
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.
Tem dúvidas sobre Analista de Ecommerce? Coloque nos comentários!