O que faz um Analista de Ecommerce?

O que faz um analista de ecommerce?

Compartilhar post:

Você sabe o quais são as responsabilidades de um Analista de Ecommerce? Como é a sua rotina? Aprenda agora mesmo de forma fácil e prática!

1-   Analista de Ecommerce não é Analista de Marketing Digital

Para começar essa conversa, precisamos deixar bem claro na sua cabeça a diferença entre esses dois cargos.

O Analista trabalha no ecommerce como um todo, o digital é apenas uma parte da engrenagem onde esse profissional atua, ele não é necessariamente o Analista de Marketing Digital. Isso vai depender da empresa. Portanto, trabalhar como analista não é sinônimo de trabalhar com marketing digital, pois há outras áreas que pode atuar.

2- Profissional 360º

O analista é um profissional 360 º. Ele deve ser um profissional mais generalista, ele entende de marketing digital, mas não foca somente nisso.

Esse profissional precisa entender, além de marketing digital, de ecommerce e de plataforma. Também precisa saber o básico de tecnologia, entender de compras e de marketplace.

Dependendo da empresa, pode ficar focado em marketplace, no ecommerce da empresa como um todo, ou seja, fazendo o gerenciamento de algumas áreas internas como o comercial e a performance. Portanto, o analista de ecommerce deve entender desde como cadastrar produtos, criar e gerir anúncios, até como atender o cliente.

Em algumas empresas, a parte de performance fica separada do restante da operação do ecommerce.

3- Responsável pela execução

O Analista de Ecommerce é responsável por ajudar a executar todo o planejamento do ecommerce. 

É esse profissional que vai ter a responsabilidade de:

  • Conversar com o time comercial.
  • Alinhar a comunicação com o time de tecnologia
  • Trocar e conversar com o time de marketing.

Assim sendo, esse profissional é uma carta coringa dentro da operação, pois vai estar sempre transitando em todos os setores para verificar o que está sendo feito e como ele pode ajudar.

Você encontra esse conteúdo também no vídeo do nosso canal do Youtube “O que faz um Analista de Ecommerce”.

Para assistir é só apertar o play! 

3- Responsável por desenvolver um planejamento

O Analista de Ecommerce deve construir um planejamento que visa produto, estoque, marketing, promoção e ações. Esse planejamento pode ser trimestral, semestral ou anual. Assim sendo, esse profissional precisa ser uma pessoa bem organizada para conseguir desenvolver um planejamento que dê conta de todos os setores.

4- Relatar cada passo dado

Criar relatório é função básica para todos os Analistas de Ecommerce. Assim, qualquer ação no ecommerce deve ser relatada, colocando o antes e o depois.

Todos os dias, o Analista de Ecommerce deve relatar o que está acontecendo no negócio. Seus relatórios devem ter o investimento que está sendo feito em mídia e o resultado que está tendo.

Essa necessidade de relatar tudo que acontece faz com que o profissional precise ser uma pessoa extremamente organizada para não deixar passar nada.

Também precisa colocar nos relatórios as vendas, quais produtos foram vendidos, quais as categorias e as promoções se deram certo ou errado. Assim, esse hábito de relatar tudo, vai ajudar a tomar decisões mais assertivas, pois o profissional terá uma base de dados que orientam suas ações.

5- Monitorar o marketplace

Se a empresa está em algum marketplace, é obrigação do Analista de Ecommerce monitorar como a marca está performando. Isso inclui verificar a pontuação que a empresa está recebendo no marketplace e  como os usuários estão avaliando a empresa. Assim, o analista é responsável por ajudar o negócio crescer em um canal de venda tão importante, que é o marketplace.

O Analista de Ecommerce vai fazer uma análise do desempenho da empresa em cada um dos marketplaces e vai decidir qual é a melhor estratégia para vender mais em cada uma das plataformas. Portanto, esse profissional precisa ser bem informado sobre o que acontece no mercado.

Tendo conhecimento das novidades de cada marketplace, ele conseguirá agitar a empresa para se adaptar às mudanças e colocará a empresa na frente da concorrência. Assim, o monitoramento sobre marketplace do analista deve incluir não só como a empresa está performando, mas o que está rolando de mudanças dos marketplaces.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.

Tem dúvidas sobre Analista de Ecommerce? Coloque nos comentários!

Inscreva-se na news e tenha acesso a pré venda de todos os nossos cursos.

A Pré venda é exclusiva para o grupo VIP e com preço especial.

Clique no botão para se cadastrar na nossa lista vip:

Nossos artigos mais recentes…

Um computador com a logo da Nuvemshop, fundo amarelo com detalhes em azul escuro e branco com elementos em branco representando ecommerce
Uncategorized
Beatriz Santos

Como a Nuvemshop ajuda o profissional de ecommerce

Ter uma visão 360º sobre toda a operação do ecommerce é fundamental para ser um bom profissional nessa área. Um dos elementos importantes é a plataforma de ecommerce. Conheça os recursos que a maior plataforma de ecommerce da América Latina, a Nuvemshop, oferece.

Leia Mais »

Aviso de Ganhos

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados. O Potencial de ganho é totalmente dependente da pessoa que usa nosso produto e do esforço apresentado. O seu nível de sucesso na obtenção dos resultados reivindicados em nossos materiais depende do tempo que você dedica ao programa e da aplicação correta das ideias e técnicas mencionadas. Como esses fatores diferem de acordo com os indivíduos, não podemos garantir seu nível de sucesso ou renda.

© Copyright 2021 | Viver de Ecommerce Negócios Digitais Ltda Todos os Direitos Reservados

Asset 6
FALTA 1 PASSO...

Cadastre-se abaixo: