Você com certeza já ouviu falar sobre a Amazon e deve ter curiosidade para conhecer melhor os bastidores dessa multinacional de tecnologia dos Estados Unidos. Neste artigo, vamos trazer assuntos que tivemos a honra de debater com a gerente de marketplace da Amazon, ela nos contou como funciona a operação do ecommerce da marca e nos fez entender o porquê a marca faz tanto sucesso.
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Conhecendo, ainda mais, a Amazon
É uma empresa multinacional de tecnologia dos Estados Unidos, que tem a sua sede em Seatle, Washington. Ela tem quatro frentes de atuação, que são o ecommerce, o streaming, computação em nuvem e inteligência artificial. Tudo começou em 1994, quando a internet estava disponível para poucas pessoas, Jeff Bezos resolveu criar um novo modelo de negócio que envolvia vendas e distribuição online de livros.
Hoje, a Amazon vai muito além de livros e tem um catálogo muito diversificado de produtos. Nele podemos destacar eletrônicos, roupa e brinquedos. Ela tem também seu serviço de streaming (Amazon Prime), sua assistente virtual ( Alexa) e o serviço de armazenamento em nuvem ( Amazon Web Services). No Brasil, Bezos só diversificou os produtos em 2017, até então a Amazon Brasil só vendia livros tanto físicos quanto digitais.
O que aprendemos no podcast
1- Cultura Amazon
Hoje, a marca tem um documento com 14 princípios de liderança que norteiam todas as decisões mais esporádicas, como a contratação de um novo colaborador, até decisões mais rotineiras, como criação de campanhas, sites e redes sociais.
A convidada destacou como principal ponto da cultura da marca a obsessão pelo cliente. Ela contou que tem até uma brincadeira interna de colocar como se o cliente estivesse em uma cadeira participando de cada uma das reuniões, para que ele não seja esquecido em nenhum momento. Toda essa preocupação faz parte da missão da marca, que é ser a empresa mais centrada no cliente do mundo.
2- Colaborador com visão a longo prazo
Desde o primeiro dia dentro da Amazon, os profissionais aprendem que as decisões não são tomadas e não devem ser tomadas, para fechar o mês, trimestre, mas sim pensando em qual vai ser o impacto bem lá na frente. Essa visão a longo prazo é fundamental para a marca crescer e se manter marcando presença no mercado.
3- Como se fosse a primeira vez
Raísa, gerente de marketplace da Amazon, ressaltou a importância de sempre buscar ideias novas, trazer um novo olhar, como se fosse a primeira vez na empresa ou até como se fosse o dia 01 da existência da própria empresa.
4- Como estar sempre inovando
” O sucesso e o fracasso são gêmeos inseparáveis” – Jeff Bezos, criador da Amazon.
Para você conseguir inovar, precisa estar disposto a fracassar, porque nem sempre as suas ideias vão dar certo e está tudo bem. A convidada contou que entre os produtos que fizeram muito sucesso da marca, eles também tiveram muitos que não funcionaram. Logo, o segredo da inovação da Amazon é saber lidar com os fracassos, pois inovar é testar e testes nem sempre respondem o que você quer.
Além disso, o podcast falou sobre:
– Como é o dia a dia do Analista de Ecommerce da Amazon.
– Experiência do usuário.
– Adaptação do modelo de negócio dos EUA para o Brasil
– Como entrar no Marketplace da Amazon
Você gosta da marca? Qual produto você consome mais? Ecommerce, Amazon Prime Video ou Alexa? Coloque nos comentários!