Proatividade: o que é e sua importância para o mercado digital

Bate Papo Sobre Ecommerce episódio Proatividade com o Diego Cidade

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Uma das Soft Skills mais desejadas em todas as carreiras é a tal da Proatividade. Muito cobrada, mas pouco ensinada e no final das contas o que é a tal da Proatividade? Como desenvolver isso?

Neste artigo, vamos falar sobre proatividade e trazer os principais pontos que foram abordados no episódio do nosso Bate Papo Sobre Ecommerce com o Diego Cidade da Academia do Universitário.

Ouça o nosso podcast

Esse episódio conta com o patrocínio da Caffeine Army e da Reserva Ink.

O que é Proatividade?

O nosso convidado, Diego Cidade, desenhou uma tríade para explicar o conceito de proatividade. O primeiro pilar é ter um modelo mental focado em ser um resolvedor de problemas. Ou seja, ter um mindset que veja os problemas como uma oportunidade de evoluir seja na vida profissional ou pessoal. Portanto, para ser proativo, você não pode ser uma pessoa que paralisa com problemas ou foge deles, porque vão ser essas situações que vão te ajudar a ser visto pelos outros.

O segundo pilar é ter escuta ativa, ou seja, estar sempre atento no que está acontecendo ao seu redor e sendo falado pelas outras pessoas da empresa, onde atua. Essa habilidade vai te ajudar a entender mais sobre a empresa, quais são as prioridades, os objetivos e as metas a curto, médio e longo prazo.

Por fim, o terceiro pilar é ter uma mentalidade de métricas.Isso vai ajudar a ter uma base para ver se o que está fazendo, onde está colocando suas forças, está realmente trazendo resultados para você e sua empresa. Assim, as métricas vão te ajudar a ter uma base argumentativa para justificar tudo aquilo que você faz dentro da empresa.

Proatividade e o dinamismo do mercado

O Diego falou da importância de se canibalizar ou seja se questionar sobre o que está sendo feito o tempo todo para poder encontrar novas soluções, novos caminhos, que vão nos ajudar a alcançar os nossos objetivos. Além disso, vai nos ajudar a conseguir acompanhar o dinamismo do mercado.

A canibalização deve ser feita levantando perguntas, questionamentos, do que está sendo realizado até então. No cenário do ecommerce, são perguntas como:  Será que esse produto aqui é realmente bom?, Será que a gente tem que criar outro por cima?, etc. Portanto, se canibalizar é estar o tempo todo criando cenários hipotéticos, executar as ideias, validá-las com os clientes e analisar os resultados.

Para acompanhar o mercado, devemos estar sempre aperfeiçoando e mudando o nosso jeito de fazer as nossas tarefas, porque se ficarmos apegado a um jeito só, estamos fadados a ficarmos obsoletos e teremos as portas do mercado sendo fechadas para nós.

Assim, é fundamental buscar sempre sair da zona de conforto e ter um mindset learnability, que é a vontade e a capacidade de estar sempre aprendendo coisas novas, adaptando os seus conhecimentos ao momento que se vive.

Cuidado com o F.O.M.O!

No digital, o tempo todo temos novidades e isso pode acabar desenvolvendo em nós o F.O.M.O, que nada mais é do que o medo de estar perdendo oportunidades. Primeiramente, calma, respira. Segundo, você é uma pessoa só, por mais que queira sair aprendendo e testando tudo que aparece, o seu dia só tem 24 horas, sendo assim, precisará saber priorizar. 

Saber priorizar é fundamental para ser um profissional proativo, pois isso vai te impedir que saia pegando o momento de demanda ao mesmo tempo e não consiga entregar nada direito, o que faria as outras pessoas perderem a confiança em você. Isso traria para você um olhar de profissional “que quer aparecer” ao invés de  um profissional realmente proativo.

Além disso, quando você não prioriza e fica cheio de demandas, acaba não conseguindo fazer análises e seus resultados ficam bastante prejudicados.

Você também pode conferir o vídeo do nosso podcast!

Características do profissional proativo

  • Não ter medo de errar, pois os erros são oportunidades para evoluir.
  • Ter escuta ativa, ou seja, estar sempre ouvindo as outras pessoas para ter outras perspectivas e ter um conhecimento mais amplo.
  • É boa em relacionamento ou seja sabe lidar bem com as pessoas.
  • Não ser muito apegado às suas ideias, porque nem sempre é o melhor caminho para alcançar os objetivos.
  • Não aceitar “porque sim”, o proativo precisa ser uma pessoa questionadora, porque é dessa atitude que vão aparecer oportunidades para se mostrar aos outros.
  • Busca sempre otimizar os processos, vai buscar formas mais fáceis de fazer as tarefas e melhorar a rotina.

Além disso o podcast falou sobre:

– Zona de conforto x Proatividade

– Efeito Uau!

– Como desenvolver a proatividade

– Liderança

Você se considera proativo(a)? Qual insight você tirou desse episódio? Coloque nos comentários!

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