Tem vontade de começar a trabalhar com ecommerce, mas não sabe o que é preciso fazer para conseguir ingressar nessa área? Criamos uma lista para você entender bem quais são as competências necessárias para ser um ou uma Analista de Ecommerce. Vamos acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas.
1- Precisa ter uma visão 360º
O Analista de Ecommerce precisa ser capaz de saber identificar o que não está funcionando e o que pode ser melhorado, depois de olhar toda a operação. Portanto, esse profissional não pode ficar parado em um único setor, porque se ficar estagnado jamais conseguirá desenvolver a visão do todo da operação.
2- Saber gerenciar o tempo
O Analista de Ecommerce precisa ser capaz de dividir o seu tempo de trabalho de forma a atender todas as necessidades da operação, desde cadastro de produtos e atendimento nas redes sociais até se os produtos estão sendo entregues no prazo correto.
Quanto menor for o ecommerce, menor é quantidade de pessoas trabalhando na operação e maior a necessidade de o Analista estar envolvido o tempo todo em todas as etapas. Assim sendo, quanto menor for o tamanho da empresa, maior a necessidade do analista saber gerir o tempo, pois estará envolvido em mais demandas e setores.
Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “Competências do Analista de Ecommerce” ou apertar o play abaixo.
3- Ser generalista
O Analista precisa saber um pouco de tudo e isso não significa que ele seja muito bom em tudo.
Ele vai precisar entender sobre: Seo, Ux, Google Analytics, Google Ads, Google Tag Manager, Google Data Studio, Email Marketing e redes sociais. Tudo isso voltado para ecommerce, pois Ecommerce NÃO É MARKETING DIGITAL!
4- Ser proativo
O Analista precisa ter proatividade, pois ecommerce é um negócio que funciona 24h e está o tempo todo mudando, se o profissional não buscar saber o que está acontecendo sempre, vai ficar para trás.
Jamais espere te informarem as coisas no ecommerce, vá atrás, pois é um ritmo muito acelerado e com certeza ninguém vai ter tempo para ir até você.
Obs. Ecommerce não é marketing digital!
Marketing digital é apenas uma parte da operação de um ecommerce.
Quer se preparar para ingressar no mercado de ecommerce? Confira no link o nosso curso!
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal “Ecommerce Pro”.
Tem dúvidas sobre Analista de Ecommerce? Coloque nos comentários!