Ecommerce no Brasil: Qual é o cenário?

Qual o cenário do ecommerce no Brasil?

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2 Lojas sendo criadas por minuto, mais de 5.000 vagas no mercado, esse é o cenário do mercado de ecommerce no Brasil. Listamos alguns pontos que você precisa saber, caso queira ingressar no mercado que mais cresce no Brasil.

1- Digitalização de grandes marcas

Os segmentos que mais cresceram no mercado de ecommerce de 2020 para cá foram Pet Shop e Comida. No caso dos estabelecimentos de alimentação, a operação consiste tanto em sites da própria empresa, quanto na operação por aplicativos como Ifood, Uber Eats, Rappi,entre outros. 

Além disso, há os supermercados e pouquíssimos possuem uma operação de ecommerce. Um dos cases de sucesso que podemos citar é o do Supermercado Zona Sul, ouça o episódio do nosso podcast.

Também temos o Prezunic, supermercado do Rio de Janeiro, que adotou uma estratégia Soft Opening, que nada mais é do que uma pequena abertura na operação para vender somente em uma área restrita. Depois de analisar erros e acertos, a ideia é escalonar a operação para atender mais regiões.

2- Mudança de comportamento

Empresas se viram obrigadas a mudar suas estratégias de comunicação e vendas. O cenário de pandemia veio para acelerar o processo de integração on e off de muitas empresas, que estavam postergando há muito tempo a implementação de suas estratégias omnichannel.

Um dos segmentos que foram forçados a mudar de postura foram as chocolatarias. As restrições de deslocamento estavam no auge na Páscoa de 2020 e por conta disso grandes marcas tiveram que montar uma operação de ecommerce mais forte para conseguir realizar vendas e diminuir o prejuízo.

Isso também ficou visível nas ações de marketing de empresas como a Kopenhagen e a Cacau Show. Essas marcas fizeram propagandas na televisão com o objetivo de incentivar as pessoas a comprarem online com frete grátis.

Além desse, teve lojas de móveis e decoração, que não tinham uma operação estabelecida de ecommerce, fazendo campanhas na televisão para as pessoas comprarem com os vendedores das lojas físicas através do WhatsApp.

Lembrando que ecommerce é qualquer venda feita por meio digital, sendo assim, essas empresas adotaram uma estratégia omnichannel usando o WhatsApp como ferramenta de ecommerce.

Você encontra esse conteúdo também no nosso canal Ecommerce Pro no YouTube, basta digitar “Qual o cenário do ecommerce no Brasil” ou apertar o play abaixo.

3- Ecommerce no Brasil: Diferenças entre o hoje x início

No início do ecommerce, era preciso desenvolvedores para criar as lojas virtuais e isso dificultava muito a vida de quem queria vender online.

Além disso, não havia formação acadêmica para quem queria trabalhar com ecommerce. Isso fazia o mercado ser composto por pessoas sem conhecimento de área, que aprendiam com os erros e acertos do seu dia a dia no trabalho.

Hoje, conseguimos criar lojas virtuais em questões de alguns cliques usando as plataformas Saas. Já na questão da formação de profissionais, não temos ainda muitos cursos a nível de graduação, mas temos cursos livres estruturados por profissionais do mercado.

Esse é o caso da nossa escola Ecommerce Pro. Conheça!

4-  Mercado de ecommerce no Brasil está em alta

Quanto mais ecommerces são criados, mais profissionais serão demandados. Hoje, o cenário do ecommerce no Brasil é o seguinte, há mais vagas do que profissionais qualificados. Com o objetivo de sanar essa dor do mercado, nós criamos os nossos cursos profissionalizantes. No momento, está aberta as inscrições para a nossa próxima turma do curso Formação de Analista de Ecommerce EaD.

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