Qual é o futuro do profissional de marketing?

Qual é o futuro do profissional de marketing?
Neste artigo falamos sobre o futuro do profissional de marketing e o que vai ser cada vez mais exigido pelo mercado.

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O mundo do digital é super dinâmico e para acompanhar essa evolução o profissional de marketing precisa estar o tempo todo se reinventando. Tecnologias, redes sociais, aparecem do nada e ficam velhas em pouco tempo. 

No meio de tantas mudanças, você deve estar se perguntando, E qual será o futuro do profissional de marketing?”.

Ser profissional de marketing nos anos 90 é totalmente diferente de hoje. Estamos em uma era, onde a tecnologia aproxima muito mais as empresas das pessoas. Além disso, ela fornece dados bem mais precisos fundamentais para criarmos uma comunicação mais assertiva.

Neste artigo, vamos falar sobre o futuro do profissional de marketing no digital, mais especificamente, na área de ecommerce. Essa é uma área, hoje, com mais vagas abertas do que profissionais qualificados. Se tiver interesse em entrar para essa área, conheça a nossa Formação de Analista de Ecommerce.

Esse conteúdo está disponível também no nosso canal do Youtube “Qual é o futuro do profissional de marketing?” ou no play abaixo.

1- Relacionamento com tecnologia

No marketing, mais especificamente, no digital, não há espaço para quem não curte tecnologia. Mais do que isso, não há espaço para quem não entende sobre tecnologia. Aí, você pode estar se perguntando, “Preciso entender de programação?”, sim, mas só o básico.

Por exemplo: você precisa saber o que é HTML, URL, header, body, footer, redirect, certificado de segurança e servidor. Mas tudo isso de forma bem básica, pois isso vai te ajudar na parte mais técnica do seu trabalho.

Isso porque ao saber esses conceitos, você conseguirá, por exemplo, dar orientações para o programador instalar tags de ferramentas, como o Google Analytics e o Google Tag Manager, para conseguir monitorar suas ações.

2- Relacionamento com a matemática

Também não existe espaço para o discurso, ” Sou de humanas”. Isso porque para trabalhar com marketing vai ser cada vez mais necessário saber interpretar os números e transformar eles em decisões.

Há inclusive um profissional de marketing chamado matemarketing ou martech, que é a fusão do marketing com a matemática, e ele está presente em várias empresas. Portanto, se você quer ou já trabalha com marketing, tenha em mente que é uma área que une humanas com exatas o tempo todo, especialmente, no digital.

O desconhecimento da matemática básica te deixará nas mãos das ferramentas e das outras pessoas, pois você não saberá como conferir taxas como a de conversão. Isso vai fazer de você um profissional dependente e terá seu trabalho 100% comprometido.

Assim, se quer trabalhar com marketing digital, vai precisar entender como calcular as métricas para saber se as ferramentas ou as outras pessoas estão entregando o dado correto. Porque tão ruim quanto se basear em achismos é se basear em dados errados.

Habilidades do profissional de marketing

1- Análise de dados

Não basta usar a criatividade para criar as ações, é preciso usar essa habilidade para criar boas soluções. Isso só é possível sabendo como fazer uma boa análise de dados. Portanto, o profissional de marketing vai precisar passear entre o estratégico e o tático sempre tendo ao seu lado os dados e analisando-os a cada passo para ser certeiro em suas ações.

Um bom profissional de marketing é aquele que não só analisa os dados, mas os transforma em execução. Sem nós, os dados são só um amontoado de números. Para nada serve essa avalanche de informações se não as usamos para evoluir o negócio.

Assim se quer ter uma bom desempenho como profissional de marketing vai precisar saber contextualizar os dados e usá-los para tomar decisões que farão a empresa crescer.

2- Automação

A tecnologia aplicada ao marketing nos permite automatizar processos que pegariam um bom tempo do nosso dia. Há diversas ferramentas que podem nos ajudar com automações, por exemplo, a Zapier (estrangeira) e a Pluga (brasileira). Elas te ajudam a conectar ferramentas distintas e conseguimos otimizar processos. Assim, usando essas ferramentas, você conseguirá ter mais tempo para focar nas estratégias.

Por exemplo, no nosso caso, podemos criar formulários, que depois de preenchidos gerem de forma automática os certificados para os nossos alunos. Assim não precisamos mais nos preocupar de ficar verificando o tempo todo se tem ou não solicitações de certificados.

Isso porque uma vez criada a automação, estamos livres para outras demandas mais estratégicas.

3- Personalização

Quando falamos de personalização, falamos de criar testes a/b, e-mail marketing, site, entre outros meios de interação, que falem a língua do nosso público. Para ecommerce, temos plataformas que permitem criar vitrines diferentes para a região de onde o usuário está acessando.

Por exemplo, podemos criar uma vitrine com os casacos para aparecer só para regiões que estiver frio e excluir pessoas que estão em lugares onde está fazendo calor.

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