Seo e Google Ads são concorrentes?

Seo e Google Ads são concorrentes?

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Você sabe como montar uma estratégia de tráfego orgânico? E de tráfego Pago? Já falamos sobre isso aqui no nosso blog e você pode conferir nos nossos artigos anteriores.

Mas hoje vamos falar se há ou não concorrência entre ambos. É possível crescer sem fazer campanhas em ferramentas de mídia paga como o Google Ads? Tem como crescer só aplicando técnicas de SEO no conteúdo do seu site? 

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre essas duas estratégias e se são ou não concorrentes.

Esse conteúdo também está disponível no nosso canal do Youtube na série Digital Mythbusters, “Seo e Google Ads são concorrentes?“, você pode assistir apertando o play abaixo. 

     Relatório Semrush

Para começar a desvendar se são ou não concorrentes, trouxemos um estudo da Semrush sobre os prós e contras de Seo e PPC, além de falar como usá-los na sua estratégia de marketing para impulsionar o crescimento da empresa. Confira o artigo completo!

Seo e Google Ads são concorrentes?

MITO!

Separamos três motivos para fixar na sua mente que eles não são concorentes.  O primeiro deles é o fator índice de qualidade do anúncio do Google Ads. Ele é medido em uma escala de 1 a 10 e fica disponível na parte de palavras-chaves. Quanto mais alto for, maior a relevância do seu anúncio e da página de destino. Assim, um bom trabalho de Seo, melhora o desempenho do anúncio.

Para ajudar a deixar a página de destino bem ajustada, é preciso aplicar as técnicas de SEO, o que faz dele um aliado para melhorar o índice de qualidade do anúncio do Google Ads. Tempo de carregamento, título e descrição, elementos de Seo que interferem diretamente no bom desempenho do anúncio do Google Ads. Portanto, o esforço que você faz em um ou outro vai refletir em ambos.

O segundo motivo é que o Google Ads vai muito além do search, enquanto as técnicas de Seo tem o foco nessa área. No Google Ads, há outros formatos para serem explorados, como o Youtube, Rede de Display e Shopping, que têm mecanismos de funcionamento diferentes do Seo. Sendo assim, o Google Ads ataca outras frentes que não são possíveis com o Seo e isso faz deles complementares.

Remarketing: um ligado ao outro

Por fim, o terceiro motivo é a possibilidade de fazer campanhas de remarketing no Google Ads para quem entra no site por meio do tráfego orgânico (Seo). Por exemplo, você pode pegar pessoas que encontraram o seu site por meio de palavras-chaves na busca do Google de forma orgânica usando o Google Ads.

Com essa ferramenta, você vai conseguir inserir uma tag de rastreamento e poderá voltar a impactar as pessoas que entraram no seu site inicialmente via busca orgânica. Assim, todo o esforço em estar nas primeiras páginas do Google, usando as técnicas de Seo, pode ajudar a criar um público qualificado para usar na segmentação do Google Ads.

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E aí, você já ouviu falar que eles são concorrentes? Ficou claro que eles não são concorrentes? Tem alguma dúvida sobre? Coloca nos comentários!

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