Toca obra: como fazer a diferença com marketplace

EPISÓDIO DO BATE PAPO SOBRE E-COMMERCE COM O TOCA OBRA COM PAULA COGO E GUSTAVO ESTEVES
É possível se diferenciar na área de marketplace? CLARO! E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Invadimos os bastidores da marca Toca Obra, o maior marketplace de construção do Brasil, para ver como funciona a operação do ecommerce da área de construção.

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É possível se diferenciar na área de marketplace? CLARO! E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Invadimos os bastidores da marca Toca Obra, o maior marketplace de construção do Brasil, para ver como funciona a operação do ecommerce. 

Quem nos contou tudo foi a Paula Cogo, responsável pela área de marketplace e de marketing Digital na Saint-Gobain Brasil, que é o grupo da Toca Obra. Bora colocar a mão na massa!

Ouça o nosso podcast! Não esqueça de nos seguir na sua plataforma favorita!

Esse episódio conta com o patrocínio da Caffeine Army e da Reserva Ink.

Você também pode ouvir no play abaixo!

Conhecendo o Toca Obra

O Toca Obra é um marketplace de construção civil que reúne lojistas do ramo de todo Brasil. Ele tem como objetivo facilitar a comunicação entre quem está fazendo a obra e o lojista de construção.

Além disso, o Toca Obra faz parte do Grupo Saint-Gobain, uma multinacional francesa, que é uma das maiores companhias no ramo da construção e hoje tem mais de 250 lojistas ativos.

A plataforma funciona da seguinte forma: a pessoa escolhe os produtos, compara os preços dos lojistas parceiros, escolhe a forma de pagamento, finaliza o pedido e aí pode escolher se quer receber em casa ou retirar na loja.

Uma das dores do mercado que a plataforma Toca Obra sana é o cadastro de produtos, o lojista só precisa informar o que ele quer vender, o estoque e o preço. Toda a parte de usabilidade fica por conta do marketplace. Assim, o lojista mais tradicional consegue ir aos poucos se digitalizando e começa a perder o medo da tecnologia.

Além disso, o Toca Obra sana a questão do conhecimento. Ele  fornece treinamentos, que ajudam a diminuir as dúvidas dos seus parceiros e faz com eles consigam evoluir seus negócios no digital de forma mais independente.

Uma outra possibilidade dentro do marketplace, Toca Obra, é a criação de uma loja própria por parte dos lojistas. A convidada conta que cada um usa de uma maneira, há quem use a loja como um catálogo virtual ou quem usa como uma opção para o cliente ter melhores condições de pagamento.

Você sabia? 

70% das vendas de material de construção acontecem em pequenos e médios varejos do Brasil, número referente a lojas físicas. Mas no digital se trata de digital, a atuação deles representa apenas 10%.

Com base nesses números que o Toca Obra foi criado com a missão de trazer pequenos e médios lojistas para o digital. Assim, o Toca Obra, bem como outras marcas, surgiram de uma oportunidade do mercado.

O que aprendemos no podcast

1- Importância das métricas

A Paula Cogo, nossa convidada, falou sobre a importância de estar sempre cuidando dos dados, por meio do acompanhamento das métricas. Ela cita como exemplo a relação do tempo de carregamento do site com a taxa de conversão.

No caso, ela falou que se o tempo de carregamento reduzir 0,1 segundos, isso pode representar um aumento de 8% na taxa de conversão para o marketplace Toca Obra. Portanto, é fundamental estar sempre de olho nas métricas, relacioná-las e pensar em formas de melhorá-las para ter melhores resultados.

2- Desafios logísticos

No caso do Toca Obra, os produtos vão desde parafusos até telhas de 6M. Essa variação de tamanho/peso dificulta a logística. Para resolver esse problema e fazer com que isso não prejudique a experiência do cliente, a solução que eles encontraram foi ter mais modos de entrega.

Hoje, eles possuem parcerias com os Correios, para levar produtos mais pequenos, e também com transportadoras regionais, para itens mais robustos.

Além disso, há a possibilidade do lojista cadastrar frotas próprias. Nesse modo é possível que os lojistas parceiros limitem a área de atuação para a entrega. Também dá para eles colocarem os preços do frete da maneira que acharem melhor.

Por fim, há a possibilidade de retirar em loja. Mas para que isso funcione foi preciso que o Toca Obra criasse treinamentos para os lojistas parceiros para que eles estivessem preparados para receber as pessoas da melhor forma possível.

3- Desafios para implementar o retirar em loja

Comprar no ecommerce e pegar na loja física é algo que cada vez mais as pessoas estão fazendo. Mas essa opção não é nada comum quando se trata de um marketplace. O Toca Obra não tem nenhum produto, os estoques são dos lojistas parceiros. 

Para que esse modo de retirada em loja funcione é preciso preparar os lojistas. O Toca Obra dá essa orientação, tanto de conhecimento, quanto de material personalizado, para cada um dos parceiros. Assim, para que o modo funcione, o Toca Obra está sempre ali ao lado do lojista dando todo suporte necessário.

Além disso, o podcast falou sobre:

– Importância de ter vários canais de venda integrados

– Como pensar uma estratégia de mídia

– Uso da tecnologia para melhorar o processo de compra

Já conhecia o Toca Obra? O que você mais curtiu? Coloque nos comentários!

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