Zee.Dog: um ecommerce de experiências

Episódio Zee.Dog Bate Papo Sobre Ecommerce

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Você conhece a marca Zee.Dog? Tem o hábito de fazer compras online para o seu pet? Já teve dificuldades em encontrar artigos para o seu pet que fossem personalizados? É sobre isso que vamos falar hoje.

Vamos ir a fundo no segmento pet e apresentaremos uma marca que vende não produtos para pets, mas sim experiências e conexões do humano com seu bicho de estimação. Uma marca que é um case de sucesso e serve como exemplo para todos os segmentos de ecommerce.

Ouça o nosso podcast! Não esqueça de nos seguir na sua plataforma favorita!

Esse episódio conta com o patrocínio da Conta Simples e da Caffeine Army.

Conheça a Zee.Dog

É uma marca brasileira fundada em 2012 pelos irmãos Tadeu e Felipe que sempre tiveram como companheiro fiel um cachorro. Como boa parte das empresas que falamos aqui no nosso blog, a Zee.Dog nasceu de uma necessidade dos seus criadores, que era encontrar produtos mais personalizados para seus pets e parar de ter que escolher o que fosse menos feio.

Era preciso quebrar a monotonia do segmento pet que estava sob o domínio de algumas super empresas, que estavam focadas em produtos e não em clientes. E assim surge a Zee.Dog, em um pequeno e bagunçado em Los Angeles,  trazendo uma nova percepção para o mercado pet, produtos genéricos saiam de campo para dar lugar a  experiência e a personalização.

Hoje, a Zee.Dog, além do ecommerce, tem 15 lojas físicas no Brasil e uma nos EUA. Também está presente em vários pet shops espalhados no Brasil, tem quase 30 distribuidores e atendem mais de 40 países por atacado.

O que aprendemos no podcast

1- Estrutura

Hoje, a Zee.Dog não é tem departamentos, mas sim squads, ou seja, é divididas em equipes. Por exemplo, não há um departamento de marketing, mas sim squads de conteúdo, de ecommerce, de produtos e de now. E cada um desses squads tem um head que se alinha aos outros heads. 

Para tornar o processo mais eficiente, a empresa usa a metodologia ágil na gestão dos times, ou seja, possuem uma abordagem de negócio que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa. Assim sendo, eles, toda semana, olham os macro objetivos e priorizam as tarefas que os deixam mais pertos de alcançá-los.

2- Inovação

Para inovar é preciso ter agilidade, pois se não perde o timing e acaba ficando para trás. Ser ágil ou não está diretamente ligado à estrutura da empresa. Portanto, quanto mais aberta, menos hierarquizada for, maiores a chances de sucesso no processo de inovação. E esse é o caso da Zee.Dog.

Além disso, para inovar é preciso ser curioso, estar sempre de olho nas novidades do mercado, para ver como adaptar a necessidades do seu público. Na Zee.Dog, os colaboradores vivenciam os produtos além do trabalho, pois boa parte tem pets em casa.

3- Marketplace

Será que todo ecommerce deve estar presente em marketplace

A convidada falou sobre prós e contras de se vender em marketplace. Como prós ela citou o aproveitamento do tráfego, da estrutura e da credibilidade da empresa do marketplace, por exemplo, é muito mais fácil as pessoas comprarem de marcas como Americanas e Magalu que qualquer outro ecommerce. Portanto, se você representa uma marca iniciante, o marketplace pode ser um caminho inevitável para alcançar o sucesso.

Mas se você tem produtos exclusivos, estar em um marketplace pode não ser uma boa alternativa. Isso porque você não controla como o produto vai aparecer, onde vai estar, ao lado de quais marcas, ou seja, a comunicação ficará fora do seu controle e isso para uma marca nova com produtos únicos pode ser fatal.

Além disso, dependendo de quão exclusivo e personalizado for seu produto pode nem ter procura por ele nos marketplaces. E isso é o que passou a Zee.Dog, nos marketplaces a procura é por produtos pet que não fazem parte do mix da marca.

4- Experiência do usuário

Experiência do usuário vai muito além de montar um site intuitivo com fotos de boa qualidade e descrições objetivas.  Nós precisamos ver a experiência do usuário, ou melhor, do cliente, como algo educacional. Ou seja, tudo que montamos precisa agregar valor para as pessoas.

 Na Zee.Dog, eles pensam em cada detalhe para quebrar as objeções e ao mesmo tempo envolver as pessoas. Isso pode ser visto nas descrições, que contam histórias e não ficam presas em características técnicas, nos vídeos instrutivos mostrando os produtos e na construção da guia de medidas.

Além disso, usam também os recursos de review na página do produto no site, recomendações de produtos em kits e pesquisas de satisfação do cliente pós compra.

Além disso, o podcast falou sobre:

– Estratégias de retenção do cliente

– Estratégias de CRM

Já conhecia esse ecommerce? Qual insight você tirou desse episódio? Coloque nos comentários!

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